COVID-19: OS IMPACTOS DA PANDEMIA SOBRE A CONDIÇÃO SOCIAL DAS POPULAÇÕES POBRES NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i3.165

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre os efeitos sociais da COVID-19 sobre as populações mais pobres. Considerando o permanente estado de vulnerabilidade social de tais grupos, questionamos em que medida a pandemia ocasionada pela COVID-19 intensifica a condição de exclusão social no Brasil. Para a realização da uma análise sobre os aspectos políticos que atravessam o debate, recorremos a importantes contribuições literárias tecidas por Davis (2020) e Santos (2020). Metodologicamente, nos apoiamos na pesquisa bibliográfica utilizando como referência estudos do campo das ciências sociais que versam sobre desigualdades. Com base nas análises realizadas, consideramos que, embora a COVID-19 venha causando grande impacto sobre a vida da população em contexto global, sua presença é agravada por uma crise anterior alimentada pelos princípios econômicos e morais que balizam as sociedades na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Caroline Delfino dos Santos, Universidade do Grande Rio

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2017). Possui especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica pela UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008), graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela UNIGRANRIO-Universidade do Grande Rio (2005). Atua como Orientadora Educacional na Rede Pública de Ensino do Município de Duque de Caxias desde 2007 e como docente na mesma rede desde o ano de 2004.

Maria Aparecida dos Santos Siqueira, Universidade do Grande Rio

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes na UNIGRANRIO. Intitulada mestre em 2013 por meio do programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Desenvolvimento Local), pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), com a pesquisa sobre Letramentos formal e não formal: ferramentas de inclusão social na inter-ação família, escola e aluno. Graduada em Pedagogia, em 2007, pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Graduada em Bacharelado em Educação Religiosa, em 2002, pelo Seminário Teológico Betel e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional, em 2009, pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Tem experiência em Projetos de Extensão voltados para Educação, Ética e Cidadania na área de Educação, comênfase principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia; pedagogia; leitura; letramentos; inclusão; escola-família e inclusão social; comunidades carentes; cidadania e outros. Professora Auxiliar na modalidade EAD no Curso de Graduação e de Pós- e Graduação no Centro Universitário Augusto Motta desde o ano de 2010.

Jurema Rosa Lopes Soares, Universidade do Grande Rio

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pesquisadora do Départament dErgologie-Université de Provence (França). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (1979). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1-A/ UNIGRANRIO/FUNADESP. Professor Adjunto Doutor I da Universidade Federal de Mato Grosso (Aposentada). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da UNIGRANRIO, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes-UNIGRANRIO. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências-UNIGRANRIO. Tem experiência na área de Educação, comênfase em Administração de Unidades Educativas, atuando principalmente nos seguintes temas: ergologia, trabalho, formação do educador, prática pedagógica, conhecimento, cultura, linguagem e formação profissional.

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Publicado

2020-12-21

Edição

Seção

Dossiês