A Formação do Professor Frente às Teorias e Concepções Pedagógicas Contemporâneas
Resumo
Este trabalho analisa a atuação do professor frente às teorias e concepções pedagógicas contemporâneas, em que se concebe a experiência de vivências múltiplas entre educador e educando. A metodologia desta pesquisa fundamentou-se no estudo bibliográfico, usando, para tanto, estudos específicos sobre o tema, outras pesquisas, artigos e livros de especialistas na área, dentre outros. Os principais autores abordados aqui, dentre eles Catherine Garnier, Andreas Gruschka e Cipriano Luckesi convergem no sentido de que a ideia que se tinha anteriormente de professor é o mesmo atuava como um detentor do saber e o aluno deveria comportar-se de maneira passiva, a fim de absorver o conteúdo pronto do docente. Diferentemente do que ocorre hoje, quando o aluno deixa de ser um mero receptor, sem luz própria, e passando a ser sujeito partícipe no processo de ensino-aprendizagem. Noutra vertente, o professor deixa de ser um transmissor de conteúdo e passa a ser um mediador, aberto a discussões, divergências, dentre outros. Face ao que foi analisado, depreendeu-se que a eficácia da educação nos dias atuais está intrinsecamente ligada ao pensamento crítico que deve haver em sala de aula, em uma interação colaborativa entre os protagonistas: aluno e professor. Assim, nota-se que para que ocorram as transformações benéficas necessárias, tem-se mostrado eficaz que o ensino seja fundamentado na teoria curricular crítica e pós-crítica. Para tanto, é necessário que a formação docente tenha como alicerce tais balizas, para que os professores desenvolvam a habilidade de aplicar as técnicas de ensino voltadas para o pensamento crítico na perspectiva do aluno no contexto social. Através deste tipo de aprendizado, o aluno passa a ser agente transformador com importante papel social ao passo que o professor não se limita tão somente a transmitir conteúdos repetidamente. Nesse quadro, a História da Educação é importante como forma de análise dos erros passados para que não sejam mais repetidos nas práticas pedagógicas atuais, que devem se pautar nas experiências sociais de cada região, levando em consideração suas peculiaridades. É um processo transformador contínuo que deve ser levado com clareza nas ferramentas didáticas da sala de aula. Portanto, verifica-se que hodiernamente o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem torna-se compartilhado com o educando, caminhando-se de forma indissociável rumo à formação do conhecimento. Assim sendo, não mais impera o método tradicional de educação, baseado em pressionar o aluno a obter notas para passar de ano; mais que isso, a formação do aluno começa dentro da sala de aula, quando o professor o ajuda a pensar sobre o que e para que está estudando.
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