ESCOLARIDADE MATERNA ASSOCIADA A FATORES OBSTÉTRICOS EM GESTANTES ATENDIDAS EM UM CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Maiany Alves Cisne Centro Universitário INTA
  • Danielle da Cunha Araújo Centro Universitário INTA
  • Georgia Velozo Andrade Costa Centro Universitário INTA
  • Ananda Milena Martins Vasconcelos Centro Universitário INTA
  • Gabriela Bezerra Cassol Centro Universitário INTA
  • Galber Santos Oliveira Filho Centro Universitário INTA
  • Maria Auxiliadora Silva Oliveira Centro Universitário INTA

Resumo

Objetivo: O estudo objetivou identificar a influência que os diferentes níveis de escolaridade possuem em alguns fatores obstetrícios das gestantes atendidas no hospital/maternidade de Sobral, Ceará. Metodologia: Estudo descritivo e documental com base em dados do hospital na cidade de Sobral/Ceará. Foram analisados 64 prontuários e as variáveis: escolaridade materna, tipo de parto realizado, número de consultas pré-natal, início do peso na gestação e final do peso na gestação. Resultados: O nível de escolaridade de materna predominante foi o ensino médio (71,87%). Com relação ao tipo de parto, o parto cesáreo foi o mais realizado (60,93%). No que concerne ao número de consultas pré-natal, aproximadamente 86% das gestantes realizaram 7 ou mais consultas. Em relação ao peso no início e final da gestação, predominou no início gestantes eutróficas (48,4%) e no fim gestantes com obesidade (45,3%). Conclusão: Após avaliar os dados atrelados aos fatores obstetrícios tornou-se evidente a intrínseca relação entre o nível de escolaridade dessas mulheres e a forma a qual elas lidam com os cuidados gestacionais, como a alimentação, a ida a consultas pré-natal, a escolha acerca do tipo de parto. Logo, é necessário que haja uma maior preocupação quanto ao nível de instrução e o conhecimento que as gestantes possuem ao engravidarem, uma vez que a falta de informações acerca dos cuidados fetais pode interferir diretamente na vida do recém-nascido.

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Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão