ESTRESSE EM DOCENTES: UMA ANÁLISE VIA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v1i3.40Resumo
O estresse na atualidade tem se tornado um dos grandes violões da saúde docente, impactando diretamente nas atividades profissionais e na qualidade de vida dos professores. Objetivo: identificar os estágios de estresse docentes atuantes da rede estadual de ensino do município de Várzea Alegre. Metodologia: Esta pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de campo, descritivo, com abordagem quantitativa, de corte transversal, realizada com docentes das diversas áreas de ensino da rede estadual de ensino do município de Várzea Alegre, onde avaliou-se 26 indivíduos de ambos os sexos. Como instrumento utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). As análises dos dados foram realizadas com o auxílio de um psicólogo devidamente registrado no conselho da classe, afim de registrar e analisar os dados corretamente. Os resultados foram distribuídos em tabelas e gráficos através de distribuição de frequências. Resultados: O estudo demostrou que 53,85% dos docentes encontram-se em fase de alerta, 38,46% em fase de resistência e 7,69% em fase quase exaustão. O estudo aponta ainda que há uma maior predominância dos sintomas físicos, contudo há de se considerar a presença dos sintomas psicológicos. (41,67%). Conclusão: O estudo apontou que a maioria dos docentes avaliados sem encontrava na fase de alerta, e cerca 1/3 dos docentes encontram-se em fase de resistência.
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