Orientação e Supervisão Educacional na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v1i3.44Resumo
O presente trabalho objetiva discutir os desafios de supervisores e orientadores educacionais na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A pesquisa, que possui um caráter de análise bibliográfica, foi desenvolvida por meio de uma ampla reflexão da literatura produzida acerca do tema. A investigação divide-se em três partes: na primeira traçamos uma breve cronologia sobre as transformações ocorridas na legislação que regulamenta o ensino técnico-profissionalizante no Brasil; em seguida apresentamos algumas características das ações e métodos desenvolvidos por supervisores e orientadores educacionais, problematizando suas relações com as distintas tendências pedagógicas existentes e seu papel na rotina da gestão da educação escolar; por fim, na terceira parte, por meio de um levantamento bibliográfico sobre a questão, analisamos algumas problemáticas do trabalho pedagógico de supervisão e orientação educacional no cotidiano da educação técnico-profissionalizante brasileira.Referências
BAUSSMANN, A.C. O projeto político-pedagógico e a gestão da escola. In: VEIGA, I.P.A. Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2006. p. 37-52.
BRANDT, A. G.; NASCIMENTO, F. S. C.; MAGALHÃES, N. R. S.; SILVA, M. C. O trabalho do pedagogo nos IFs: uma busca pela qualidade da educação profissional tecnológica. Revista Eixo, Brasília, n. 1, v. 3, 2014, p. 67-74.
BRASIL. MEC. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia. Brasília: MEC/CNE, 2006. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf>. Acesso em 10-08-2018
______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm>. Acesso em: 10-08-2018.
______. Decreto-Lei 769, de 27 de agosto de 1969. Revoga o art. 17 e altera a redação dos arts. 19 (alínea f) e 30 da Lei nº 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0796.htm>. Acesso em: 10-08-2018.
______. Decreto-Lei 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispõe sôbre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del0200.htm>. Acesso em: 10-08-2018.
______. Lei 3.552, de 16 de fevereiro de 1959. Dispõe sobre nova organização escolar e administrativa dos estabelecimentos de ensino industrial do Ministério da Educação e Cultura, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVil_03/leis/L3552.htm>. Acesso em: 10-08-2018.
______. Decreto 20.158, de 30 de junho de 1931. Organiza o ensino comercial, regulamenta a profissão de contador e dá outras providências. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20158-30-junho-1931-536778-republicacao-81246-pe.html>. Acesso em 10-08-2018.
______. Decreto 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 10-08-2018.
BUGONE, A.C.; DALABETHA, A.; BAGNARA, I.C. O orientador educacional e seus desafios no contexto escolar. Revista de Educação do IDEAU, Alto Uruguai, v. 11, n. 23, 2016, p. 01-14.
CARVALHO, I.A. Os desafios do pedagogo na função supervisora em uma instituição de educação profissional. Holos, Natal, v. 2, 2014, p.65-74.
ESCOTT, C.M.; MORAES, M.A.C. História da Educação Profissional no Brasil: as políticas públicas e o novo cenário de formação de professores nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Anais do IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisa. p. 1492-1508.
GRINSPUN, M.P.S.Z. "A orientação educacional e os valores no desenvolvimento institucional da escola". In: OLIVEIRA, E.S.G.; GRISPUN, M.P.S.Z. (Orgs.) Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional. Curitiba: IESDE, 2009. p. 71-78.
______. A Orientação Educacional e o contexto social. Caderno de Orientação Educacional, Rio de Janeiro, v. 1, n.2, 1986, p. 96-107.
LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.; TOSCHI, M.S. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. São Paulo: Cortez, 2012.
LORENZET, D.; ZITKOSKI, J. J. Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo. Educação, Porto Alegre, v. 40, n. 3, 2017, p. 459-468.
MEDINA, A.S. "Supervisor Escolar: parceiro político-pedagógico do professor". In: SILVA JR, C.A.; RANGEL, M. (Orgs.) Nove olhares sobre a supervisão. Campinas: Papirus, 1997. p. 9-35.
OLIVEIRA, E.S.G. "A supervisão educacional e o desenvolvimento institucional da escola". In: OLIVEIRA, E.S.G.; GRISPUN, M.P.S.Z. (Orgs.) Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional. Curitiba: IESDE, 2009. p. 25-32.
PACHECO, E. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília, São Paulo: Ed. Moderna, Fund. Santillana, 2011.
PONTES, A.P.F.S. O trabalho da Equipe Pedagógica em Institutos Federais: dificuldades, desafios e proprosições. Revista Educação e Tecnologia, Curitiba, n. 14, 2014, p. 23-35.
ROMANELLI, O. História da educação no Brasil 1930-73. Petrópolis: Vozes, 1978
SOARES, M.J.A. As escolas de Aprendizes Artífices - estrutura e evolução. Fórum Educacional, Rio de Janeiro, n. 6, v. 2, 1982, p. 58-92.