Comunidade Cigana Calon na educação básica de Ouricuri – PE. Uma Proposta de Intervenção Intercultural Decolonial

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DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.476

Resumo

O presente texto apresenta uma discussão acerca das implicações geradas em torno da comunidade cigana Calon do Município de Ouricuri- PE, no que se refere as práticas pedagógicas que se desenvolvem no cotidiano escolar. Procura-se analisar a ausência do povo cigano no currículo de história local, e como este fator pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. À luz dos conceitos de decolonialidade/ interculturalidade discutidos por Mignolo (2005), Dussel (2016), Lander (2005) e Walsh (2018), propõem-se uma nova perspectiva de ensino que valorize a diversidade étnica presente na localidade.

Palavras-chave: Povos ciganos; Ensino de História; Decolonialidade.

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Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Dossiês