AÇÕES DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DO PRÉ-NATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v1i3.49Resumo
A gravidez é entendida como evento a integrar a vivência sexual e reprodutiva da mulher, tendo a equipe de saúde um papel ético preponderante a desempenhar nessa fase específica do ciclo vital. Neste contexto, o enfermeiro tem um papel fundamental nas atividades de promoção e prevenção, essenciais à saúde durante esse período. Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por um discente do Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica durante seu estágio supervisionado nas ações à formação de um grupo de gestantes em uma equipe de saúde da família. Estudo crítico reflexivo do tipo relato de experiência, o qual descreve as experiências resultantes da atuação do enfermeiro em ações para a formação de um grupo de gestantes de uma equipe de saúde da família localizada no sertão de Crateús. As ações educativas na assistência às gestantes durante o pré-natal foram efetivas, uma vez que percebeu-se a criação de vínculo entre os profissional de saúde e gestante, além do desenvolvimento de um olhar mais crítico de como as atividades educativas associadas com a assistência pré-natal é fundamental na troca de conhecimentos. O grupo de gestantes é um espaço de construção, consolidação de vínculos, resultante de uma troca de experiências e do compartilhamento de sentimentos, funcionando como uma estratégia que permite assistir de modo integral estas mulheres. Frente as informações supracitadas, o desenvolvimento de ações educativas de forma dinâmica, integrativa e humanizada contribui para a promoção de uma maior vinculação da equipe com as gestantes.Â
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