ANSIEDADE, ESTRESSE E NÍVEIS DE ATIVIDADE FÍSICA EM ESCOLARES

Autores

  • Marcos Araújo Antonio Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Jamark Ferreira Julião Faculdade Vale do Salgado
  • Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Cibele Rodrigues Lopes Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Lara Belmudes Bottcher Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i1.56

Resumo

Na atualidade os aspectos mais discutidos para que um indivíduo possa desenvolver uma boa qualidade de vida e um estilo de vida ativo, são os seus níveis de estresse, ansiedade e a prática de atividade física, fatores esses que influenciam diretamente no cotidiano da população contemporânea, principalmente os adolescentes. O objetivo da pesquisa foi identificar os níveis de ansiedade, estresse e atividade física de escolares. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, de abordagem quantitativa e corte transversal, realizado com uma amostra do tipo conveniência com 116 escolares de ambos os sexos, com faixa etária entre 15 a 17 anos, devidamente matriculados na rede estadual de ensino da cidade de Umari-CE. Para medidas de estresse, foi utilizada a Escala de Stress para adolescentes (ESA); a atividade física foi mensurada por meio do questionário IPAQ - versão curta; para medida de ansiedade, utilizou-se a Escala HAD - avaliação do nível de ansiedade e depressão. Os dados foram analisados através do software JASP por meio de estatística descritiva por distribuição de frequência e teste associativo de Qui-Quadrado. Participaram do estudo 43,1% de escolares do sexo masculino e 56,9% do sexo feminino, a idade média da amostra foi de 16,15±0,77 anos. Os dados apontam que 69% dos escolares não possuem traços de ansiedade, 75% encontram-se sem estresse e sua maioria é ativa fisicamente (51,7%). O fator sexo se demostrou associado as variáveis de ansiedade(p<0.001) e atividade física (p<0.01). A ansiedade demostrou-se associada aos níveis de estresse (p<0,05) e aos níveis de atividade física (p<0,05). Conclui-se através dos resultados da pesquisa que os escolares em questão tem níveis ativos de atividade física, fato esse que fortalece a literatura e os estudos que defendem a prática de atividade física para reduzir os índices de ansiedade e estresse na adolescência.

 

Biografia do Autor

Marcos Araújo Antonio Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Juazeiro do Norte. Especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Especialista em Nutrição Esportiva e Treinamento Desportivo pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Mestrando em Saúde da Criança e do Adolescente - UECE. Docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Vale do Salgado. O enfoque de sua pesquisa é: Fatores relacionados ao Transtorno do ciclo vigília-sono e exercício físico em diversas populações; TIC's (Tecnologia da informação e comunicação na educação); Práticas pedagógicas direcionadas a saúde na escola através do esporte; Saúde da criança e do adolescentes (Fatores físicos, emocionais e cognitivos voltados ao exercício físico). 

Jamark Ferreira Julião, Faculdade Vale do Salgado

Graduado em Educação Fisica pela Faculdade Vale do Salgado

Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Juazeiro do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde. Monitora do Projeto de Extensão Hiperativo. O enfoque do área de atuação é: Educação Física, comênfase em Educação Física Escolar e Educação Inclusiva e atividades esportivas, principalmente Natação

Cibele Rodrigues Lopes, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduanda do Curso de Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO. Graduanda do Curso de Bacharelado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro - UNISA. Estagiária na Academia Fit Female Form. Membro do grupo de pesquisa em Atividade Física e Saúde - GEPAFS.

Lara Belmudes Bottcher, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Atualmente é coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. É coordenadora de pós graduação na área de Educação Física da mesma instituição. Faz doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC. É mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde. Especialista em Gestão em Serviços da Saúde pela Unitoledo. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS- Sírio Libanês. É graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências - Rio Claro (2003). É licenciada em Educação Física Já lecionou em diversos cursos de graduação e pós graduação. Coordenou o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Três Lagoas entre 2007 e 2011. Foi uma das coordenadoras Programa de Atividade Física para Diabéticos, Hipertensos e Obesos vinculados às Unidades Básicas de Saúde, projeto realizado pela parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Claro e Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista. Foi membro do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde da Universidade Estadual Paulista. Já ministrou cursos de extensão em diversas áreas relacionadas a Educação Física. Desde 2007 é orientadora de diversos trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na área de Educação Física, comênfase em Atividade Física Desempenho, Esporte e Saúde.

Referências

ALVES, Audrey dos Santos; BAPTISTA, Marcio Rodrigues. A atividade física no controle do estresse. Corpus Et Scientia, S.i, v. 2, n. 2, p.5-15, set. 2006.

ANDRADE, Thatiana Mucci; SOUZA, Vitoria das Neves de; CASTRO, Nelimar Ribeiro de. Nível de ansiedade e estresse em adolescentes concluintes do ensino médio. Revista Científica Univiçosa, Viçosa - MG, v. 8, n. 1, p.595-600, jan./dez. 2016.

APLEWICZ, João Guilherme Ferri et al. Níveis de ansiedade em atletas escolares de voleibol de faixa etária de 15 a 17 anos. Revista Cpaqv: Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, S.i, v. 1, n. 1, p.1-8, 2009.

ARRUDA, Mônia Camilla da Cunha. A modificação comportamental da ansiedade de universitários em situações de exposições orais. 2006. 55 f. Monografia (Especialização) - Curso de Psicologia, Centro Universitário de Brasília, Brasília-DF, 2006.

BRITO, Isabel. Ansiedade e depressão na adolescência. Rev Port Clin Geral, S.i, v. 27, n. 2, p.208-214, mar. 2011.

DRESCH, Franciele et al. Nível de atividade física de escolares da rede pública de ensino de um município do Rio Grande do Sul. Rev Bras Promoc Saude, Fortaleza, v. 26, n. 3, p.360-365, jul./set. 2013

.

FERNANDES, Ramon Lopes et al. Relação entre estresse, atividade física e desempenho escolar em adolescentes. Arquivos de Ciências do Esporte, S.i, v. 2, n. 2, p.37-39, 2017.

FREITAS, Geisa Rodrigues de. Estresse, ansiedade e qualidade de vida em professores: efeitos do relaxamento progressivo. 2015. 49 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Psicologia, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, 2015.

FONTÃO NETO, Cláudio Luiz. Níveis de ansiedade-traço em jovens atletas praticantes de voleibol. 2016. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

GARCIA, Julian Mendes. Efeitos da ansiedade em atletas da natação, causados pela interferencia da torcida. 2010. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2010.

GONZAGA, Luiz Ricardo Vieira; LIPP, Marilda Emmanuel Novaes. Relação entre escolha profissional, vocação e nível de estresse em estudantes do ensino médio. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 32, n. 78, p.149-156, jul./set. 2014.

GUIMARÃES, Ana Margarida Voss et al. Transtorno de ansiedade: um estudo de prevalência sobre as fobias específicas e a importância da ajuda psicológica. Ciências Biológicas e da Saúde, Maceió, v. 3, n. 1, p.115-128, nov. 2015.

JARRETE, Aline Pincerato. Nível de atividade física e composição corporal dos funcionários administrativos da Universidade Estadual Paulista - Unesp - Rio Claro. 2011. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2011.

JATOBÁ, Joana D'arc Vila Nova; BASTOS, Othon. Depressão e ansiedade em adolescentes de escolas públicas e privadas. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, [s.l.], v. 56, n. 3, p.171-179, 2007. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852007000300003.

LOURENÇO, Camilo L. M. et al. Atividade física no lazer como critério discriminante do menor nível de estresse percebido em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, S.i, v. 25, n. 3, p.90-97, ago. 2017.

MARGIS, Regina et al. Relação entre estressores, estresse e ansiedade. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, [s.l.], v. 25, n. 1, p.65-74, abr. 2003. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81082003000400008.

MATSUDO, Sandra. Questionário internacional de atividade física (IPAQ): Estupo de validade e probabilidade no Brasil. Revista Brasileira de Atividade Física & saúde, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 5-18, 2001.

MELLO, Julio Brugnara et al. Associação entre nível de atividade física e excesso de peso corporal em adolescentes: um estudo transversal de base escolar. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Pelotas/rs, v. 19, n. 1, p.23-34, 31 jan. 2014. Brazilian Society of Physical Activity and Health. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.v.19n1p25.

MOTA, Allan Kardec Alves da. Análise do nível de atividade física em escolares do Sítio Queimadas, zona rural do Município de Serra Redonda, PB. 2012. 23 f. Monografia (Especialização) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB, 2012.

NUNOMURA, Myrian; TEIXEIRA, Luis Antonio Cespedes; CARUSO, Mara Regina Fernandes. Nível de estresse em adultos após 12 meses de prática regular de atividade física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, S.i, v. 3, n. 3, p.125-134, 2004.

PARENTE, Cristiano. Atividade física no combate à ansiedade. Disponível em:< https://vidasaudavel.gazetaesportiva.com/bem-estar/atividade-fisica-no-combate-a-ansiedade/>. Acesso em: 31 out. 2018.

PEIXOTO, Marcio Botelho et al. ATIVIDADE FÍSICA E ESTRESSE PSICOLÓGICO EM ADOLESCENTES: REVISÃO SISTEMÁTICA. Saúde em Redes, [s.l.], v. 4, n. 1, p.143-159, 22 jun. 2018. Associacao Brasileira da Rede Unida. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2018v4n1p143-159.

PINTO, André de Araújo et al. Associação entre estresse percebido na adolescência, peso corporal e relacionamentos amorosos. Revista Paulista de Pediatria, [s.l.], v. 35, n. 4, p.422-428, 21 set. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;4;00012.

PIRES, Edna Aparecida Goulart et al. Hábitos de atividade física e o estresse em adolescentes de Florianópolis - SC, Brasil. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, S.i, v. 12, n. 1, p.51-56, mar. 2004.

RUETER, M.A. et al. First onset of depressive or anxiety disorders predicted by the longitudinal course of internalizing symptoms and parentadolescent disagreements. Arch Gen Psychiatry 1999; 56: 726-732.

SANTOS, Isis Kelly dos et al. Sono e atividade física de escolares. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p.25-30, jul./set. 2016.

SCHERMANN, Lígia Braun et al. Estresse em adolescentes: estudo com escolares de uma cidade do sul do Brasil. Aletheia, Canoas, v. , n. , p.160-173, jan./ago. 2014.

SILVA, Renato Canevari Dutra da et al. Nível de atividade física em adolescentes escolares do município de Rio Verde - Goiás. Revista Inspirar: movimento & saúde, Rio Verde- GO, v. 16, n. 2, p.20-25, jan./mar. 2018.

SILVA, Telma Cristina Canelas Montês da. Projeto de intervenção em adolescentes com ansiedade em contexto de ambulatório. 2016. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Enfermagem, Universidade de Évora, S.i, 2016.

TRICOLI, Valquíria Aparecida Cintra; LIPP, Marilda Emmanuel Novaes. Escala de stress para adolescentes. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

VALENTE, Tamires Gomes. Qualidade de vida e atividade física em idosos. 2015. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Rio Claro, 2015.

VORKAPIC, Camila Ferreira; RANGÉ, Bernard. Os benefícios do yoga nos transtornos de ansiedade. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p.50-54, out. 2011.

VOSER, Rogério da Cunha et al. Mensuração do nível de atividade física de escolares da rede pública de ensino da cidade de Pelotas-RS. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 11, n. 70, p.820-825, jan./dez. 2017.

World Health Organization. Global recommendations on physical activity for health. Geneva, Switzerland: World Health Organization; 2010.

ZIGMOND, A. S.; SNAITH, R. P. The Hospital Anxiety and Depression Scale. Acta Psychiatrica Scandinavica 1983; 67,361 -370 BOTEGA, N.J.; BIO, M.R.; ZOMIGNANI, M.A.; GARCIA, J. R. C; PEREIRA, W. A. B. Transtornos do humor em enfermaria de clínica médica e validação de escala de medida (HAD) de ansiedade e depressão. Revista de Saúde Pública, 29(5): 355-63, 1995.

Downloads

Publicado

2019-03-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa