CONTADORES QUE ADMINISTRAM: UM ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS EM ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS

Autores

  • Maria do Socorro dos Santos Luz
  • Micaele Rodrigues Feitosa Melo FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE
  • Juliana Coelho Andrade
  • Francisco Inaldo Ferreira Sobreira
  • Ângela Maria de Souza

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i2.70

Resumo

Durante muito tempo, a contabilidade foi vista como um processo de informações tributárias, mas em sua função está muito mais além disso, utiliza-se ele como ferramenta de gestão de auxílio para os empresários com informações úteis que proporciona conduzir o empreendimento de uma maneira eficiente. Assim, este estudo discorrer sobre de que forma as funções administrativas   podem contribuir para que os contadores exerçam sua função de modo eficiente? Desta forma, a pesquisa teve como objetivo analisar como o contador executa suas atividades verificando as principais contribuições das funções administrativas neste processo. O estudo apresenta conceitos importantes e traz informações cabíveis sobre a contribuição das funções administrativas no planejamento organizacional, assim, como em seu controle e direção, visando dispor a importância do uso desta ferramenta para gestores de escritórios contábeis. Com relação ao enquadramento metodológico, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com uma abordagem quantitativa. Em sua coleta de dados utilizou-se da técnica da entrevista, o qual foi realizado com dois gestores de Escritórios Contábeis. Por fim, a partir dos dados coletados   conclui-se que a função administrativa é de suma importância para a execução das atividades contábeis em seus escritórios. É através da junção das funções administrativas e das rotinas contábeis que ocorre a seguridade diante das tomadas de decisões, do valor agregado ao profissional e empresas que utilizam tais ferramentas para a melhoria significativa e inquestionável da gestão nas organizações.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 4° ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

CFC, Resolução N° 560 de 23 de outubro de 1983. Disponível em: http://crcpb.org.br/wp-content/uploads/2012/05/RES_CFC_560_PRERROGATIVAS_PROFISSIONAIS.pdf Acesso em: 22 de set. de 2018.

CAGGIANO, Paulo César; FIGUEIREDO, Sandra. Controladoria: Teoria e Prática. 4° ed. São Paulo: Atlas. 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração: abordagens prescritivas e normativas da administração. 4a ed. São Paulo: Makron Books, 1993.

____________. Idalberto. Administração - Teoria, Processo e Prática. 3°ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.

____________. Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7°ed. Ver. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

____________. Idalberto. Administração - Teoria, Processo e Prática. 4°ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010.

ENDEAVOR, Brasil. Stakeholders: eles devem ser engajados com o seu negócio. 2017. Disponível em: https://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/stakeholders/ Acesso em 05 dez 2018.

FARI, Murilo Arthur, NOGUEIRA, Valdir. Perfil do profissional contábil; relações entre formação e atuação de Trabalho. Artigo. Revista perspectivas Contemporâneas, Campo Mourão, ISSN: 1980-0193 v.2, p.117-131, jan/jun.2007. Disponível em http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/389. Acesso em 05 Dez. 2018.

GIROTTO, Maristela. O que o mercado atual espera dos profissionais contábeis.2010. Reportagem, Revista Brasileira de Contabilidade. Edição 186°.

HENDRIKSEN, Eldon S.; BREDA, Michael F. Teoria da contabilidade. 5° ed. São Paulo: ATLAS,1999.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Contabilidade Gerencial.4° ed. São Paulo: Atlas, 2009.

IUDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos. Introdução à Teoria da Contabilidade. 3° ed. São Paulo: Atlas, 2000.

______. Introdução à Teoria da Contabilidade para Graduandos. 3° ed. São Paulo: Atlas, 2002.

______; FARIA, Ana Cristina de. Introdução à teoria da contabilidade para o nível de graduandos. 5° ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 6° ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

________. José Carlos. Contabilidade Básica. 6° ed. São Paulo: Editora Atlas, 2005.

________ . J.C. Contabilidade empresarial. 3°ed. São Paulo: Atlas, 1988.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana á revolução digital. 8° ed. São Paulo, 2017.

RODRIGUES, José Rodolfo Melo Cavalcante; JACINTO, Michelane da Silva. Escrituração contábil digital, a transferência das informações e o perfil do profissional contábil. São Paulo: Atlas, 2011.

SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

VASCONCELLOS, E.; HEMSLEY, J. R. Estrutura das organizações: estruturas tradicionais, estruturas para inovação, estrutura matricial. 3a ed. São Paulo:Pioneira, 1997.

TAVEIRA, Elizandra Maia; MACIEL, Luiz Emilio Santos. O perfil do contador do século XXI. 2007. In: XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação - Universidade do Vale do Paraíba. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/sociais/inic/INICG00117_01C Acesso em: 22 de set. 2018.

Downloads

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa