PROPOSTA DE APROPRIAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v2i2.75Resumo
As práticas de esporte e lazer, e principalmente os espaços e equipamentos, estão em constantes transformações, propondo, inúmeras possibilidades de encontros e de socialização. E para que se possa desfrutar de forma efetiva e satisfatória de tais atividades, é necessário não só a sua implantação, mais uma educação para e pelo esporte e lazer. Nesse contexto, buscou-se analisar as políticas de esportes e lazer do município de Caririaçu-CE; descrever como e por quem os espaços e equipamentos de esportes e lazer estão sendo utilizados e assim propor a sua apropriação pelas aulas de Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada a partir da observação dos espaços e equipamentos públicos de esporte e lazer e do levantamento de dados e informações diante das políticas públicas do município. Pode-se perceber que a cidade que dispõe de um vasto número de espaços/equipamentos de esporte e lazer, sendo mais perceptível, principalmente nos bairros centrais da cidade, porém ainda pouco utilizados, já que não há implantação efetiva de projetos e ações que desenvolvam atividades, que estimulem a apropriação dos mesmos pela população. A escola deve desempenhar a função de democratização desses espaços/equipamentos, promovendo a apropriação dos mesmos através de atividades práticas que estimulem e oriente o aprendizado de conteúdos e conceitos que agregam valores sociais e culturais e promovam uma educação conscientizadora para e pelo lazer.
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