PROPOSTA DE APROPRIAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DE ESPORTE E LAZER PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Maria Leciana da Silva Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Jose de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i2.75

Resumo

As práticas de esporte e lazer, e principalmente os espaços e equipamentos, estão em constantes transformações, propondo, inúmeras possibilidades de encontros e de socialização. E para que se possa desfrutar de forma efetiva e satisfatória de tais atividades, é necessário não só a sua implantação, mais uma educação para e pelo esporte e lazer. Nesse contexto, buscou-se analisar as políticas de esportes e lazer do município de Caririaçu-CE; descrever como e por quem os espaços e equipamentos de esportes e lazer estão sendo utilizados e assim propor a sua apropriação pelas aulas de Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada a partir da observação dos espaços e equipamentos públicos de esporte e lazer e do levantamento de dados e informações diante das políticas públicas do município. Pode-se perceber que a cidade que dispõe de um vasto número de espaços/equipamentos de esporte e lazer, sendo mais perceptível, principalmente nos bairros centrais da cidade, porém ainda pouco utilizados, já que não há implantação efetiva de projetos e ações que desenvolvam atividades, que estimulem a apropriação dos mesmos pela população. A escola deve desempenhar a função de democratização desses espaços/equipamentos, promovendo a apropriação dos mesmos através de atividades práticas que estimulem e oriente o aprendizado de conteúdos e conceitos que agregam valores sociais e culturais e promovam uma educação conscientizadora para e pelo lazer.

Referências

BAHIA, Mirleide Chaar; FIGUEIREDO, Silvio Lima. Os espaços verdes e os equipamentos de lazer: um panorama de Belém. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 11, n. 2, 2008.

BRAMANTE, Antônio Carlos. Lazer, concepções e significados. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 1, n. 1, 1998.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de outubro de 1988. Diário Oficial [da] União, Poder Legislativo, Brasília, n. 191-A, 05 de out. 1988.

CAMARGO, Luiz Octávio. O que é lazer. Brasiliense, 2017

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo demográfico. Indicadores de População do Município de Caririaçu, 2010.

DIECKERT, Jurgen. Esporte de lazer: tarefa e chance para todos. Ao Livro Técnico, 1984.

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. In: Lazer e cultura popular. 2004.

DUMAZEDIER, Jofre. Lazer e cultura popular - Debates, São Paulo: Perspectiva, 1976.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Perfil dos Municípios Brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo 2017. Acessado em: 18/07/2018. Disponível em: http://www.ibge.gov.br.

GAELZER, Lenea. Lazer: bênção ou maldição?. Sulina, 1979.

GOMES, Christianne Luce. Dicionário crítico do lazer. Autêntica Editora, 2004.

JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. 3ª edição. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Espaços e equipamentos de lazer em região metropolitana: o caso da RMC-Região Metropolitana de Campinas. 2010.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação física. Educação Física: cultura e sociedade. Campinas: Papirus, v. 10, 2006.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer, concepções e significados. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 1, n. 1, 1998.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Pedagogia da Animação. Campinas, SP: Papirus, 5ª edição, 2003.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. Papirus editora, 1998.

MARCUSE, Herbert. La agressividad en la sociedade industrial avanzada. Madrid: Alianza Editorial, 1971.

MARTINS, Carlos Henrique dos Santos; SOUZA, Patrícia Lânes Araújo de. Lazer e Tempo Livre dos (as) Jovens Brasileiros (as): escolaridade e gênero em perspectiva. In: ABRAMOVAY, Miriam; ANDRADE, Eliane Ribeiro; ESTEVES, Luiz Carlos Gil (Org.). Juventudes: outros olhares sobre a diversidade. Brasília, DF: MEC, 2009. p. 117-146.

MENOIA, Thelma. Lazer: História, conceitos e definições. Monografia apresentada à Universidade Estadual de Campinas, 2000.

PINTO, Gabriela Baranowski; DE PAULO, Elizabeth; DA SILVA, Thaisa Cristina. Os centros culturais como espaço de lazer comunitário: o caso de Belo Horizonte. CULTUR-Revista de Cultura e Turismo, v. 6, n. 2, p. 86-108, 2015.

REQUIXA, Renato. Sugestão de diretrizes para uma política nacional de lazer. Serviço Social de Comercio, 1980.

SANTANA, Ana Lúcia. Lazer. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/lazer/. Acessado em 10/07/2018.

SANTINI, R. de C.G. Dimensões do lazer e da recreação. São Paulo: Angelotti, 1993.

SANTOS, Ana Carolina M. Figueira dos; MANOLESCU, Friedhilde M. K. A importância do espaço para o lazer em uma cidade. In: XII Encontro latino americano de iniciação cientifica e VIII Encontro latino americano de pós-graduação universidade do vale do Paraíba. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG01058_01_O.p df>. Acesso em: 01/08/2018.

SCHWARTZ, Gisele Maria. O conteúdo Virtual do lazer-contemporizando Dumazedier. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 6, n. 2, 2003.

SCHWARTZ, Gisele. Equipamentos de lazer. In: SCHWARTZ, Gisele. Educando para o lazer: volume 4. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, p. 92-94, 2016.

SILVA, MJV LOPES. PW; XAVIER, SHV Acesso a Lazer nas Cidades do Interior: um Olhar Sobre Projeto CINE SESI Cultural. VI Seminário ANPTUR. São Paulo, 2009.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: uma revisão da literatura. 2006.

TOLEDO, Mariana Tâmara Teixeira de; ABREU, Mery Natali; LOPES, Aline Cristine Souza. Adesão a modos saudáveis de vida mediante aconselhamento por profissionais de saúde. Revista de Saúde Pública, v. 47, p. 540-548, 2013.

Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa