LEITURA, APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: INCURSÕES À LUZ DA RELAÇÃO COM O SABER EM BERNARD CHARLOT

Autores

  • Rosa Maria Barros Ribeiro Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Samia Paula dos Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Helano Maciel Cavalcante Prata Universidade Estadual do Ceará (UECE).

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i1.80

Resumo

O artigo pretende tecer problematizações sobre o saber, os processos e os significados do aprender.  Buscamos destacar elementos que se contraponham à concepção hegemônicas de conhecimento, a partir da educação básica até a Universidade, apontando indícios de outros aspectos possíveis na leitura, aprendizagem e construção do saber. Para tanto, utilizamo-nos da concepção de Bernad Charlot (2000) e dos dados da nossa pesquisa intitulada Interferências da Leitura na Construção do Conhecimento e na Formação Docente. A construção do saber está intrinsecamente relacionada a forma como os diferentes sujeitos entendem e se relacionam com a sociedade em que está inserido, sendo determinante na maneira como ler, problematiza e traduz as informações cientificas para saber e conhecimento. Os processos de ensino durante o percurso acadêmico dos sujeitos podem contribuir de forma positiva ou negativa na suas formações, pois as exigências sociais por vezes mascaram ou mesmo desconsideram as dificuldades encontradas pelos estudantes e que poderiam ser facilitada durante o período acadêmico. Desse modo destacamos que a busca pela construção do saber desenvolvida de forma desassociada dos saberes sociais tornam o processo menos formativo e produtivo, dificultando de diversas formas a construção do conhecimento, sendo necessário para atingir o objetivo que o estudante se reinvente. 

Biografia do Autor

Rosa Maria Barros Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora (UNESP) e Mestre em Educação (UFC). Graduada em Filosofia pela UECE.

Samia Paula dos Santos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará.

Helano Maciel Cavalcante Prata, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará.

Referências

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Publicado

2020-05-24

Edição

Seção

Artigos de Revisão