LEITURA, APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: INCURSÕES À LUZ DA RELAÇÃO COM O SABER EM BERNARD CHARLOT
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v3i1.80Resumo
O artigo pretende tecer problematizações sobre o saber, os processos e os significados do aprender. Buscamos destacar elementos que se contraponham à concepção hegemônicas de conhecimento, a partir da educação básica até a Universidade, apontando indícios de outros aspectos possíveis na leitura, aprendizagem e construção do saber. Para tanto, utilizamo-nos da concepção de Bernad Charlot (2000) e dos dados da nossa pesquisa intitulada Interferências da Leitura na Construção do Conhecimento e na Formação Docente. A construção do saber está intrinsecamente relacionada a forma como os diferentes sujeitos entendem e se relacionam com a sociedade em que está inserido, sendo determinante na maneira como ler, problematiza e traduz as informações cientificas para saber e conhecimento. Os processos de ensino durante o percurso acadêmico dos sujeitos podem contribuir de forma positiva ou negativa na suas formações, pois as exigências sociais por vezes mascaram ou mesmo desconsideram as dificuldades encontradas pelos estudantes e que poderiam ser facilitada durante o período acadêmico. Desse modo destacamos que a busca pela construção do saber desenvolvida de forma desassociada dos saberes sociais tornam o processo menos formativo e produtivo, dificultando de diversas formas a construção do conhecimento, sendo necessário para atingir o objetivo que o estudante se reinvente.Â
Referências
CHARLOT, Bernard. Da Relação com o Saber: elementos para uma teoria. Tradução: Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 97, p. 47-63. 1996.
FREIRE, P. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 9ª ed. Rio de janeiro, Paz e Terra, 1981.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: UFMG, 1999.
MONTEIL, J.M. Dynamique sociale et systèmes de formation. Paris: Editions Universitaires, 1985.
MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigação em psicologia social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
SAYÃO, Rosely; TAILLE, Yves de La. Família e educação: quatro olhares. Campinas, SP: Papirus, 2011. p. 17-48.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16º ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.