CUIDADO INTEGRAL A PESSOA COM TUBERCULOSE NA FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE DISCENTES

Autores

  • Joaquim Feitosa Pereira
  • Ingrid Granjeiro Bringuel Silva
  • Maria do Socorro Vieira Lopes
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado
  • Edilma Gomes Rocha Cavalcante

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v4i1.89

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar as percepções dos discentes de enfermagem quanto ao cuidado integral à pessoa com tuberculose na atenção primária à saúde. Pesquisa qualitativa, participaram 15 discentes de enfermagem de uma instituição do ensino superior, por meio da técnica de Grupo Focal. Utilizou-se à análise de conteúdo temática. Os participantes reconhecem o cuidado integral à pessoa com tuberculose a partir de seu perfil (condições socioeconômicas, gênero e idade, hábitos, comorbidades e apoio familiar); cuidado em relação à adesão ao tratamento (influência de terceiros, dificuldades e estratégias) e as práticas de cuidado de enfermagem (educação em saúde, adoção de medidas apropriada e monitoramento). Os discentes percebem o cuidado integral a pessoa com tuberculose, quando se esforçam em compreender os aspectos peculiares de cada individuo, a complexidade do cuidado e ações específicas de enfermagem. Devem-se apropriar da gestão do cuidado por meio de abordagens pedagógicas que facilitem o processo ensino-aprendizagem.

 

Palavras- chave: Cuidados de enfermagem; Tuberculose; Assistência integral à saúde; Atenção Primária à Saúde

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Publicado

2021-03-17

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa