https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/issue/feed Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências - RIEC | ISSN: 2595-0959 | 2024-06-28T19:48:59-07:00 Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências - RIEC riec@univs.edu.br Open Journal Systems Revista Interdisciplinar Encontro das Ciências - RIEC https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/435 Mapeando os territórios de resistências: uma experiência através da disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar 2024-04-30T17:52:55-07:00 Carlos Jefferson Gomes da Silva carlosjefferson1990@gmail.com Francisca Laudeci Martins Souza laudeci.martins@urca.br <p>O presente trabalho é resultado de uma experiência prática e pedagógica que se desenvolveu por meio de uma oficina na disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar nas comunidades do Baixio das Palmeiras, localizado na zona rural de Crato, especificamente na região do Cariri cearense. Assim, objetivamos conhecer os sujeitos por meio das memórias/histórias de vida como uma forma de poder visibilizar as potencialidades que os mesmos possuem em seus territórios de vivência. Para a realização da pesquisa recorreremos à abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa participante. Como resultado principal vimos que o etnoconhecimento apresenta forças significativas a partir das memórias dos sujeitos e dos determinados espaços geográficos que são ressignificados através de suas histórias, culturas, resistências, raízes e identidades dos micros espaços territoriais das comunidades do Baixio das Palmeiras.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Etnoconhecimento; Território Baixio das Palmeiras; Memórias.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/482 A construção e experiência de um evento dialógico sobre saúde mental 2024-06-24T11:07:25-07:00 Vilkiane Natercia Malherme Barbosa vilkimalherme@outlook.com Gean Carlos de Sousa Tôrres ge4ntorres@gmail.com Pedro Yuri da Paz Barbosa pedroy855@gmail.com Beatriz da Mota e Silva beatrizmsilva81@outlook.com Maria Edhuarda Pires Alves dudapires085@gmail.com Ana Gabriela de Sá Barreto Castro anagabrielasbc@gmail.com <p>Este trabalho trata de discutir a construção de um evento em alusão ao dia 18 de maio, dia da luta antimanicomial, realizado na cidade de Fortaleza- CE, numa instituição de ensino superior em parceria com atores sociais. O evento foi construído e pensado coletivamente a partir do grupo de estudantes de psicologia e docentes que compõem o grupo de estudos e pesquisa Lamparina. Pela análise das falas, percepções e sentidos produzidos na construção e execução do evento se reflete sobre a relevância de permanecermos alertas diante das tentativas manicomiais de estruturação das perspectivas práticas e formativas para atuação em saúde mental. Pensa-se que projetar espaços em que o protagonismo estudantil esteja em voga para pensar uma saúde mental dialógica, interseccional e participativa se torna uma necessária ação para fomento de uma atuação em saúde mental que dialogue com os princípios da Reforma Psiquiátrica Brasileira e sensibilize os estudantes para mobilização em prol da luta antimanicomial.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Saúde mental; Formação em psicologia; Luta antimanicomial; protagonismo estudantil.</p> 2024-06-29T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/428 Bem viver no Cariri: o Instituto Aldeia da Luz e as ideias para adiar o fim do mundo 2024-04-30T08:05:43-07:00 Rebecca Pinheiro Sedrim rsedrim@gmail.com Marcelo Cavalieri Teixeira Souza marcelo.cavalieri@urca.br Francisca Laudeci Martins Souza laudeci.martins@urca.br <p>Esse artigo consiste em um relato de experiência sob a perspectiva dos conceitos de Bem Viver (Acosta, 2016) e Giro decolonial (Quijano, 2005). Se articula a partir das reflexões presentes no livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo de Ailton Krenak (2019) e de uma vivência presencial realizada no Instituto Aldeia da Luz, localizado em Juazeiro do Norte, sul do Ceará, sob a égide da disciplina Etnoconhecimento e Educação Escolar, ministrada no Mestrado Profissional em Educação – MPEDU, da Universidade Regional do Cariri – URCA, no segundo semestre de 2023. Objetiva relacionar o mundo teórico dos conceitos presentes nas obras referenciadas à vivência na oficina temática “Ecologia dos saberes” que integrou a disciplina acima mencionada, cujo texto desencadeador foi o livro de Krenak (2019). A metodologia consiste em um relato de experiência. Foram experiências práticas de territorialidade na região do Cariri cearense. Especificamente nessa oficina, tivemos a oportunidade de articular a temática da Ecologia dos saberes, a importância da diversidade política e científica para a compreensão do território educador do Cariri; o mergulho nas leituras em torno do giro decolonial, bem viver, decolonialidade e as ideias para adiar o fim do mundo. Como resultado vimos a importância do Instituto Aldeia da Luz como espaço fortalecedor das reflexões que nos apresenta Krenak, bem como espaço de imersão viva na ecologia de saberes diversos e construtores de outros mundos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Bem Viver; Estudos decoloniais; Ailton Krenak.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/486 Intempéries dos/as residentes do Programa de Residência Pedagógica de Biologia da URCA 2024-06-25T20:45:19-07:00 Cicero Magerbio Gomes Torres magerbiomestrado@yahoo.com.br Renata Maria da Silva renata.msilva@urca.br Mayara Macedo Lima academico.mayara@gmail.com Maria Edilania da Silva Serafim Pereira mserafim.edilania@urca.br Vicente Carlos de Sousa vicentebiologo3@gmail.com Francisca Clara de Paula Oliveira francisca.clara@urca.br Norma Suely Freire Ramos Bezerra norma.suely@urca.br <p>As Políticas de Formação de Professores visam ofertar meios para imersão e aperfeiçoamento de licenciandos/as na carreira docente. Assim, esta pesquisa objetivou analisar a experiência dos/as residentes do Subprojeto de Biologia da Universidade Regional do Cariri – URCA, cariri cearense, que participaram do Edital 2020/2022. Com abordagem qualitativa, descritiva e analítica, seguindo o método de Análise de Conteúdo, foram analisadas 20 respostas referente a uma (1) pergunta aberta, pertencente ao questionário feito no Forms, aplicado aos/às residentes via grupo de WhatsApp do subprojeto, no período do módulo III do programa. Os dados foram organizados em Word, em seguida foi realizada uma leitura flutuante, posteriormente os dados foram codificados e categorizados em um macro grupo denominado Intempéries, o qual retrata os desafios enfrentados em um contexto pandêmico, causando mudanças abruptas que impactam a formação inicial docente, como também indica a fragilidade do programa perante a instabilidade orçamentaria governamental. Em suma, o trabalho procurou mostrar as peculiaridades de uma Residência Pedagógica pelos na perspectiva dos personagens da formação inicial docente em um cenário de crise política e sanitária, oferecendo dados e inquietações para o fomento de mais trabalhos no tocante às Políticas Públicas de Formação de Professores/as.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Desafios; Ensino de Biologia; Ensino Remoto; Formação Inicial; Políticas Públicas.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/479 Tornar-se: A experiência do grupo de encontro no contexto universitário 2024-06-21T06:16:04-07:00 Pedro Yuri da Paz Barbosa pedroy855@gmail.com Vilkiane Natercia Malherme Barbosa vilkimalherme@outlook.com <p>Este artigo apresenta a experiência do Grupo de Encontro "Tornar-se", coordenado por estudantes de Psicologia, com a participação de 16 indivíduos em encontros semanais, presenciais e remotos. O projeto visou criar um espaço acolhedor para universitários compartilharem sentimentos e experiências relacionadas a dificuldades acadêmicas. A vida acadêmica, com desafios como a transição para a vida adulta e a adaptação ao ambiente universitário, pode gerar ansiedade e sofrimento psicológico, afetando o desempenho e a qualidade de vida. Utilizando a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, o projeto ofereceu um ambiente seguro que promoveu aceitação incondicional, empatia e autenticidade, melhorando a integração e autoconfiança dos participantes. Os facilitadores incentivaram o autogerenciamento do grupo, promovendo crescimento pessoal e comunitário e proporcionando apoio emocional. Assim, os grupos de encontro se tornaram espaços de desenvolvimento e transformação, ajudando a reduzir o sofrimento psicológico e melhorando a qualidade de vida e desempenho dos estudantes, tanto social quanto academicamente.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Grupos de Encontro; Abordagem Centrada na Pessoa; Universitários.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/358 Estudo dos casos de acidentes com animais peçonhentos na Região Nordeste: o exemplo de Itabaiana-SE 2024-06-08T10:39:04-07:00 Vinícius de Menezes de Oliveira viniciusufsbio@gmail.com Bruno da Silva Mota Bruno_S_Mota@hotmail.com Emilly Cristina Vieira dos Santos Emillyizabel@gmail.com Higor Leonardo Ferreira Santos Santos higorleonardofsantos@gmail.com Celia Gomes de Siqueira celiasiqueira@academico.ufs.br <p>Acidentes por animais peçonhentos constam na lista das doenças tropicais negligenciadas da OMS por acometer principalmente populações vulneráveis. Em 2010 acidentes por animais peçonhentos foram incluídos na Lista de Notificação de Compulsória do do DATASUS no Brasil. Os objetivos deste trabalho foram analisar os acidentes com animais peçonhentos ocorridos no Nordeste brasileiro, no Estado de Sergipe e na cidade de Itabaiana, SE. Trata-se de um estudo ecológico, quantitativo, retrospectivo, descritivo, cujos dados secundários foram coletados na plataforma TabNet/DATASUS do Ministério da Saúde. Os resultados mostraram que o aumento de acidentes com animais peçonhentos no Nordeste é significativamente maior que o das demais regiões brasileiras (88,3%), sendo que a maioria dos casos de acidentes foi causado por escorpiões e dentro de residências, na zona urbana. No Estado de Sergipe a incidência de casos de acidentes com animais peçonhentos é 152,7/100 mil habitantes, a terceira menor do Nordeste, entretanto na cidade de Itabaiana foi observado um aumento de mais de 700% no ano de 2022 em relação ao ano de 2015. As prováveis causas do podem estar relacionadas à expansão urbana ocorrida no mesmo período e à falta de políticas públicas adequadas de urbanização e de saneamento básico.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Doença negligenciada; Escorpiões; Notificação compulsória; Urbanização.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/476 Comunidade Cigana Calon na educação básica de Ouricuri – PE. Uma Proposta de Intervenção Intercultural Decolonial 2024-06-15T15:21:16-07:00 Débora Barros dos Santos debora.barros1986@urca.br <p>O presente texto apresenta uma discussão acerca das implicações geradas em torno da comunidade cigana Calon do Município de Ouricuri- PE, no que se refere as práticas pedagógicas que se desenvolvem no cotidiano escolar. Procura-se analisar a ausência do povo cigano no currículo de história local, e como este fator pode influenciar no processo de ensino-aprendizagem. À luz dos conceitos de decolonialidade/ interculturalidade discutidos por Mignolo (2005), Dussel (2016), Lander (2005) e Walsh (2018), propõem-se uma nova perspectiva de ensino que valorize a diversidade étnica presente na localidade.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Povos ciganos; Ensino de História; Decolonialidade.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/471 Formação de Professores que atuam nas escolas intramuros: alguns apontamentos para o processo ressocializador 2024-06-14T10:19:55-07:00 Sayron Rilley Carmo Bezerra sayronrilleycarmobezerra@gmail.com Zuleide Fernandes Queiroz zuleidefqueiroz@gmail.com <p>O presente trabalho é resultado da pesquisa elaborada no processo de dissertação no Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri, URCA. A problemática se insere com o subsequente questionamento: Quais ferramentas são necessárias para implementar uma formação docente que seja eficiente para lidar com os educandos das escolas intramuros? A questão que se apresenta foi essencialmente discutida e investigada no processo da pesquisa, atendendo aos procedimentos metodológicos. A temática se apresenta com uma relevância cuja importância deriva das imbricações inerentes àquele que se pesquisa, atributos científicos para promoção científica que se organiza de acordo com a contribuição para a conjuntura acadêmica. Além disso, o trabalho teve suma importância para contribuir com a formação de professores que atuam nas escolas intramuros. Deste modo, o objetivo da pesquisa foi analisar a oferta da formação continuada de professores para atender as demandas das escolas presentes nas penitenciárias do estado do Ceará.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Formação de Professores; Escolas Intramuros; Ressocialização.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/465 A escola como um espaço de espaço de leituras necessárias 2024-06-13T06:18:37-07:00 Pedro Weslei de Oliveira Silva wesleipedagogia@gmail.com Maria Dulcineia da Silva Loureiro mds@uol.com.br <p>A escola tem falhado em desenvolver, valorizar e fomentar a leitura de mundo dos seus estudantes, que poderia se transformar numa fecunda alternativa para o desenvolvimento de sua criticidade. Esse trabalho se justifica pela necessidade de pensarmos uma escola democrática, plural e comprometida com os interesses da classe trabalhadora, tal como a busca por práticas pedagógicas que sejam significativas para os educandos e educadores. Tendo por objetivo refletir sobre as diversas formas de leitura em ambiente escolar. É uma pesquisa bibliográfica e se utiliza dos autores Alves (2004), e Freire (2016). Durante a pesquisa problematizamos a forma como o ensino de gramática e ortografia por vezes é supervalorizado, chegando em alguns momentos a negligenciar a função social dos textos e suas potenciais reflexões a partir da vida do discente</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Leitura; Leitura de mundo; Escola</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/464 Instalações Pedagógicas: experiência artística por meio do reisado em Juazeiro do Norte 2024-06-12T18:51:55-07:00 Carlos Jefferson carlosjefferson1990@gmail.com Carlos Augusto augusto.barros@urca.br Emerson Ribeiro emerson.ribeiro@urca.br Claudiana Sales P sclaudiana@live.com <p>Este trabalho trata do conhecimento relacionado às Instalações Geográficas (IG), desenvolvidas com estudantes da Escola Cívico Militar de Ensino Fundamental Dr. Edvard Teixeira Férrer, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, no cariri cearense. Objetivamos compreender o processo de ensino e aprendizagem da cultura do Reisado por meio da referida metodologia de ensino na disciplina de Estudos Regionais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, a abordagem foi de natureza qualitativa, com ênfase na Pesquisa-Ação. A estrutura metodológica da pesquisa, subdivide no percurso adotado, mediante uma tríade concebida entre, planejamento, execução e reflexão. Com a pesquisa, os alunos puderam (re)conhecer os elementos que fazem parte da tradição cultural, e que estão presentes no cotidiano dos sujeitos. Assim, por meio do ato da materialização do conteúdo, via associação simbólica de objetos, percebemos que o interesse e curiosidade dos alunos foram aguçados, fato que nos empreende ganhos qualitativos na condução da referida disciplina.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Instalações Geográficas; Reisado; Estudos Regionais; Ensino-aprendizagem.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/463 A formação continuada de professores(as): uma reflexão acerca da sua importância 2024-06-12T18:01:30-07:00 Luana Ricarto da Costa luana.costa@urca.br Rayanne Pereira do Nascimento rayannepereira.urca@gmail.com Zuleide Fernandes de Queiroz zuleidefqueiroz@gmail.com Cícera Nunes cicera.nunes@urca.br <p>Discutirmos a formação de docentes no Brasil é pensarmos em diversas maneiras do ensinar e aprender, e do que necessita ser repensado e reconstruído. Para tanto, o objetivo da nossa pesquisa é apresentar os pensamentos dos(as) teóricos(as) da educação acerca da compreensão que têm sobre a formação continuada mostrando a sua importância aos docentes. Além disso, apresenta algumas reflexões sobre as limitações que atravessa esse processo. Assim, fizemos uso de um estudo bibliográfico, para que fosse possível esse diálogo próximo com os pesquisadores, Mizukami (2010), Cunha (2019) e Franco (2019) que abordam as compreensões conceituais sobre formação docente e desenvolvem pesquisas nesse campo da educação. Dessa forma, por meio deste estudo pudemos avançar no que diz respeito ao reconhecimento da importância de sermos professoras(es) ativas(os) na busca do conhecimento, que sentem a necessidade de estar em busca por formações cujo acompanhamento seja eficaz e que se avalie o que foi positivo e negativo, para reformularmos as práticas formativas construídas nos mais diversificados espaços.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Docentes; Formação continuada; Avanços formativos. </p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/460 A implementação da Lei 10.639/2003: um relato de experiência 2024-06-11T15:57:50-07:00 Jose Valdelaneo Sousa Nunes jose.valdelaneo@aluno.ufca.edu.br Reginaldo Ferreira Domingos reginaldo.domingos@ufca.edu.br <p>O presente resumo tem como principal objetivo apresentar e relatar vivências e dados da realidade encontrada no ambiente escolar e a associação do conhecimento teórico com o prático. Assim, apresentar, justificar e relatar a experiência da pesquisa desenvolvida em um recorte geográfico da cidade de Abaiara e Brejo Santo no projeto de pesquisa intitulado “Implementação da lei 10.639/2003 em escolas de bairros de maioria negra”. Esta pesquisa se propõe entender a dinâmica que se dá entre escolas que estão inseridas em bairros negros e como elas agem diante da presença dessa comunidade negra. Nas atividades desenvolvidas, no decorrer da pesquisa, foram feitas observações da aplicação da Lei 10.639/2003, não foi tida nenhuma dificuldade em constatar que as escolas presentes nestes bairros herdaram uma herança colonial que ainda se perpetua hodiernamente.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Lei 10.639/2003; Bairros Negros; Escola.</p> 2024-08-22T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/455 História e Práxis Educativa no Assentamento Acoci: perspectivas e contradições 2024-06-03T18:10:10-07:00 Fábio Santos da Silva fabiosanttos.s.2010@gmail.com Isabelle de Luna Alencar Noronha isabelle.luna@urca.br <p>A história do sujeito assentado se configura como uma narrativa daqueles que preservam as suas raízes culturais e sociais, que valorizam o seu lugar. O objetivo deste trabalho é trazer a discussão a história do assentamento Acoci e a luta pela garantia de escolas para todos os camponeses. A metodologia adotada fundamentou-se nos princípios da pesquisa qualitativa. Assim, no presente estudo, para realizar esta discussão, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa que ora apresentamos está em fase de desenvolvimento e, traz como primeiros resultados, o desejo de saber se, com a conquista da escola no território do Acoci, seria a educação proposta nesse ambiente, uma garantiria de ter uma educação pensada para o povo do campo, com as características que os definem.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação do campo; Práxis educativa; Assentamento Acoci.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/453 A arte de contar histórias como prática pedagógica: experiência de pesquisa 2024-05-30T17:02:42-07:00 Rebeca Baia Sindeaux rebeca.baia.sindeaux@gmail.com Maria Dulcinea da Silva Loureiro mdslou@uol.com.br <p>A presente pesquisa teve por objetivo elaborar proposta de intervenção junto a educadores, com a intenção de valorizar a arte de contar histórias como ferramenta pedagógica para o trabalho com a literatura infantil. Como metodologia, consolidou-se como uma pesquisa participante, visando intervir na formação de educadores, ao se ministrarem oficinas teórico-práticas com ditados populares, quadrinhas, trava-línguas e histórias populares e como elas contribuem ao educador-narrador. Como resultados, vimos que contar histórias possibilitam o aumento do vínculo das crianças com o mundo, dado seu viés histórico-cultural e sua contribuição com o desenvolvimento através da aquisição de linguagem mais rica e variada.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Literatura infantil; Formação de professores; Educador-narrador.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/451 O PIBID como lugar de pesquisa sob a perspectiva do(a) professor(a) supervisor(a) 2024-05-28T13:01:07-07:00 João Batista Monte de Oliveira jjbdeoliveira@hotmail.com Cicera Sineide Dantas Rodrigues sineide.rodrigues@urca.br Francione Charapa Alves francione.alves@ufca.edu.br Karine Pinheiro de Souza karine.pinheiro@ufca.edu.br <p>O trabalho apresenta como temática o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como possível lugar de formação pela e para a pesquisa, na perspectiva do/a professor/a supervisor/a, trazendo como pergunta norteadora: Qual o alcance do PIBID no incentivo à pesquisa na visão do/a professor/a supervisor/a? O estudo objetiva refletir sobre a importância da pesquisa no âmbito escolar na perspectiva de professores supervisores (as) do PIBID. A metodologia está pautada na abordagem qualitativa de pesquisa. Os participantes da pesquisa foram três supervisores/as do PIBID do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) de duas escolas da rede pública municipal de Brejo Santo-CE, que responderam perguntas referentes à temática do estudo, as quais foram analisadas pelo viés da Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo permitiu compreender que o PIBID tem impulsionado e despertado nos professores supervisores um olhar mais reflexivo sobre sua prática pedagógica e contribuído para o revigoramento do seu processo de formação continuada, especialmente em relação a constituição do olhar de pesquisador.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Pesquisa; PIBID; Professor/a supervisor/a. </p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/448 Cantores populares do Cariri cearense e seus saberes curriculantes: aproximações com o Etnocurrículo e a Multirreferencialidade 2024-05-31T05:51:18-07:00 Mabell Sales Batista Pinho mabellsales@gmail.com Cicera Sineide Dantas Rodrigues sineide.rodrigues@urca.br Francione Charapa Alves francione.alves@ufca.edu.br <p>Este é um recorte da minha pesquisa de mestrado pelo MPEDU-URCA que teve como objetivo geral compreender as histórias de vida de cantores populares urbanos da região do cariri, suas canções, tendo em vista estimular possibilidades de construção de um currículo escolar, pautado na perspectiva do Etnocurrículo e da Multirreferencialidade. Com base em uma abordagem qualitativa, o trabalho perpassa as discussões das narrativas (auto)biográficas e sua importância para formação e ação docente. A investigação aportou-se nos estudos de Delory-Momberger (2006), Josso (2007), Macedo (2015), Reis (2013), Severiano (2008) e Souza (2009). Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007) para a análise e produção dos dados. Ademais, como produto educacional, requisito fundamental dos programas de Mestrado profissional, foi produzido uma revista digital (Bio)musical contendo as narrativas (auto)biográficas e trajetórias musicais de três cantores populares. O estudo permitiu elucidar a insurgência do tema abordado, ecoando a necessidade de pensar a possibilidade de construção de currículos plurais e heterogêneos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Etnocurríclo; Multirreferencialidade; Narrativas (auto)biográficas; História de vida.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/446 O Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Ciências e Biologia 2024-05-16T14:03:00-07:00 Elisangela Lucas Teixeira eli.urca@gmail.com Cícero Magérbio Gomes Torres cicero.torres@urca.br <p>O Estágio enquanto componente curricular obrigatório assume o lugar central nos Cursos de Formação de Professores ao tempo que propicia aos licenciandos reflexões críticas sobre as experiências e identidades docentes. O objetivo da pesquisa consiste em analisar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a formação de professores de Ciências e Biologia. A pesquisa caracteriza-se como sendo do tipo exploratória, de natureza qualitativa e tem por base a pesquisa de campo. A coleta dos dados foi realizada através da entrevista semiestruturada e analisadas a partir da análise temática, categorial de Bardin (2016). Os resultados revelam que os participantes destacam a importância do Estágio Curricular Supervisionado como enriquecedora e permeada de possibilidades de aprendizado e reflexões sobre a prática docente e que este é um elemento importante para o encontro com o curso de Licenciatura e com o desejo de exercício profissional da docência. Conclui-se que o Estágio Curricular Supervisionado, no âmbito de suas potencialidades, contribui significativamente para a formação de professores na medida em que analisa, de forma dialética, o fenômeno educativo, media o processo de transformação da realidade e contribui para o processo de humanização dos indivíduos.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Acolhimento; Identidades; Experiência formativa; Licenciatura em ciências biológicas.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/437 Excertos autobiográficos de um músico educador 2024-05-02T06:31:03-07:00 Raimundo Erivan Lucena de Almeida erivan05@bol.com.br Maria Dulcinea da Silva Loureiro mdslou@uol.com.br <p>O presente trabalho pauta-se em uma abordagem histórica, filosófica e social a respeito da minha autoformação como músico/educador e dos projetos e pesquisas culturais que desenvolvo na cidade de Potengi. Objetiva-se neste estudo compreender como o processo de aprendizagem em música e de pesquisador acabaram contribuindo para o saber da minha prática docente na área da educação musical. Como processo metodológico, para a elaboração deste trabalho optou-se pela produção de uma autobiografia utilizando como forma de abordagem a pesquisa qualitativa e como procedimento de coleta de dados a análise de documentos, fotos e vídeos. Como fundamentação teórica, recorremos ao estudo dos filósofos Pitágoras, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Schopenhauer, de educadores musicais como Teca Brito e de produções autobiográficas como a de Peixoto. Este trabalho oportunizou tomar consciência do aspecto curativo, socializador da música e perceber o quanto a arte e a filosofia podem ser aliadas importantes nas práticas educacionais.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Músico Educador; Formação; Ensino de Música.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/431 Entrelace entre a formação inicial e prática docente inclusiva no ensino de Geografia 2024-04-30T12:21:00-07:00 Jaqueline Pinheiro piinheirojaqueline@gmail.com Allison Silva do Nascimento allison.silva@urca.br <p>Com o objetivo de analisar a relação entre a formação inicial dos professores de Geografia e as práticas docentes inclusivas na educação básica, esta investigação instiga a reflexão sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência. Tendo como percurso metodológico o levantamento bibliográfico; a análise da matriz curricular do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Regional do Cariri; a aplicação de um questionário com graduandos e a análise dos dados. Foi possível identificar que mesmo com o avanço da temática nos ambientes acadêmicos, ainda existe um hiato na formação destes estudantes no que diz respeito à prática docente inclusiva. A matriz curricular apresenta fragilidades na contemplação do eixo de estudo, com número reduzido de disciplinas com abordagem inclusiva, além do desafio de diálogo entre educação inclusiva e a geografia.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Currículo; Formação de professores; Inclusão escolar. </p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/430 A ludicidade no ensino de Matemática através de uma sequência didática: uma experiência vivenciada no Pibid 2024-04-30T09:52:06-07:00 Aline Pereira dos Santos aline.santos@aluno.ufca.edu.br Rodrigo Lacerda Carvalho rodrigo.lacerda@ufca.edu.br Francineide Amorim Costa Santos francineide.amorim@ufca.edu.br Heloizy Vitoria Amorim vitoria.heloizy@aluno.ufca.edu.br <p>Este trabalho é um breve relato do desenvolvimento de uma sequência didática, baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), a qual é fundamentada na abordagem temática Freireana. A sequência foi motivada a partir das dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem de Matemática. Nesse sentido, pensamos em formas de mostrar aos alunos que aulas lúdicas no ensino podem ser mais proveitosas. No entanto, a sequência foi elaborada a partir de estudos sobre jogos didáticos no ensino, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e aplicada em uma turma de 2° ano do ensino médio, na EEMTI Aristarco Cardoso no município de Porteiras-CE. Assim, a sequência foi desenvolvida em etapas, na qual a primeira aula iniciamos com uma roda de conversa, onde os alunos descreveram as suas dificuldades em relação ao Ensino de Matemática, e como as aulas poderiam se tornar mais proveitosas, na aula subsequente os alunos assistiram a um vídeo que ressalta como os jogos didáticos são importantes e podem ajudar na aprendizagem, e por fim utilizamos o aplicativo kahoot que é um jogo online, no qual foram geradas algumas perguntas dentro dos conteúdos estudados na disciplina de Matemática. Isto posto, percebemos que conseguimos prender o interesse dos discentes, visto que houve um empenho em responder às questões propostas e ao final da aula obtivemos nos seus relatos, que as aulas podem e devem se tornar mais dinâmicas e proveitosas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Ensino de Matemática; Sequência Didática; Jogos didáticos.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/425 Pedagogia Afro-Afetiva: um relato de experiência 2024-04-29T15:23:15-07:00 Sara Raquel de Alencar Ferreira Ulisses salencarferreira@yahoo.com.br <p>Após desenvolver um estudo bibliográfico baseado nos valores civilizatórios afro-brasileiros na Educação Infantil, idealizados por Azoilda Loretto da Trindade, floresceu em mim e em meu fazer pedagógico o desejo de partilhar o significado da Pedagogia Afro-Afetiva por onde for. Esse trabalho é fruto deste estudo bibliográfico, aliado ao relato de experiência vivenciada no mês de novembro de 2023, na EMEI Professora Francisca Letícia do Amaral Brasileiro, localizada no Município de Juazeiro do Norte-CE, local onde sou professora de Educação Infantil há quase três anos, pude desenvolver minha pesquisa de mestrado fundamentada na diversidade étnico-racial na Educação Infantil e hoje ressignifico e compartilho um pouco da minha história docente nesta instituição.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Infantil; Pedagogia Afro-Afetiva; Docência.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/424 O filme como Recurso Pedagógico: Experiências que atravessam o cotidiano dos professores 2024-04-29T12:24:41-07:00 João Paulo Bezerra Maciel joaopaulo_bezerra@hotmail.com Maria Dulcinea Silva Loureiro dulcinea.loureiro@urca.br <p>O presente texto traz uma reflexão a partir da articulação entre Educação e Cinema em torno de uma real necessidade de mudança, de valorização e autonomia docente, tendo como sujeitos participantes professores da educação básica. Tem como objetivo geral desenvolver estratégias que possibilitem operacionalizar didaticamente a ação pedagógica, partindo da experiência dos professores participantes com a utilização de filmes. Como objetivos específicos: refletir acerca dos desafios postos ao professor no trabalho com as produções cinematográficas em sala de aula; analisar filmes e animações destinados ao público infantil, identificando os aspectos que caracterizam as narrativas, a composição estética e os princípios que dão sustentação a essas elaborações; tomar a experiência docente como um campo de reflexão capaz de potencializar a formação docente. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário online. Após análise dos dados ficou-nos claro que todos os participantes se utilizam de filmes no decorrer de suas aulas, porém, para muitos tal ferramenta metodológica servia apenas para compreensão e reprodução de conteúdos, deixando de explorar o caráter formador, estético e ético das obras fílmicas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Formação de professores; Cinema; Educação.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/422 Crenças de professores de língua inglesa sobre o uso do livro didático 2024-04-29T04:54:43-07:00 Maria Gisele de Sousa Leite maria.gisele@urca.br Cristiane Rodrigues Vieira cristiane.vieira@urca.br <p>Os estudos sobre crenças de alunos e de professores, ancorados na Linguística Aplicada, têm sido importantes para aprimorar o ensino e a aprendizagem devido sua relação direta com a sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo analisar as crenças dos professores de língua inglesa sobre o uso do livro didático nas aulas do ensino médio em escolas públicas, procurando compreender como ele é utilizado pelos professores nas aulas e como estes avaliam a importância desse recurso didático. Para atingir esse objetivo, foi conduzida uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa por meio da plataforma Google Forms com sete professores de língua inglesa. Os dados foram analisados a partir das orientações de Kalaja (1995) e Barcelos (2001) sobre como identificar e analisar as crenças. Os resultados mostram que os professores acreditam que o livro didático de língua inglesa é um recurso didático importante e facilitador. Entretanto, não é possível realizar todas as atividades propostas, pois o número de aulas é insuficiente e algumas atividades estão acima dos níveis linguísticos dos alunos. Busca-se com esse trabalho contribuir para futuras pesquisas sobre crenças de professores sobre o uso de livros didáticos em escolas públicas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Crenças; Ensino de Língua Inglesa; Livro Didático.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/420 Desafios no Ensino Remoto de Libras: experiências em tempos adversos na Educação Superior 2024-04-27T06:31:03-07:00 Maria Rerbelania de Souza Pereira maria.pereira@urca.br Veronica Nogueira do Nascimento veronica.nogueira@urca.br Lara Paulino Cazé lara.paulino@urca.br Marla Vieira Moreira de Oliveira marla.vieira@urca.br <p>O objetivo principal deste trabalho é identificar os desafios e perspectivas da comunidade acadêmica no desenvolvimento das atividades relacionadas ao ensino de Libras na modalidade remota de ensino. O presente estudo configura-se como um relato de experiência desenvolvido no decorrer das atividades de ensino da disciplina de Libras em cursos de Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior na Região do Cariri Cearense. A coleta de dados junto aos estudantes, público-alvo da pesquisa, deu-se por envio de formulário digital. A pesquisa mostrou que docente e discentes vivenciaram barreiras de acesso a esses recursos, mas, apesar disso, professora e alunos conseguiram utilizar as TICs na disciplina de Libras, contemplando toda a visualidade e estímulos necessários para uma experiência exitosa.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>ensino remoto; ensino de Libras; metodologias de ensino.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/419 Dinâmicas da pesquisa latino-americana em formação de professores e professoras 2024-04-26T15:20:18-07:00 Jeferson Antunes jeferson.kalderash@gmail.com Cicero Magerbio Gomes Torres cicero.torres@urca.br Zuleide Fernandes de Queiroz zuleidefqueiroz@yahoo.com <p>O presente estudo tem por objetivo propor estratégias para ampliar a influência das pesquisas brasileiras acerca de formação de professores e professoras na américa latina. Para tanto, utiliza da análise de desenvolvimento temático, como método de pesquisa, em vista a coleta e análise de dados sobre a pesquisa de alto impacto na formação de professores. Foram identificadas três estratégias a serem propostas: a) existe a necessidade de parcerias institucionais com Equador, Cuba, Peru e México; b) fortalecer o intercâmbio entre países para fóruns de discussão sobre formação de professores na américa latina, em vistas a ampliar as redes de parceria; c) as publicações do Brasil serem efetuadas em português e inglês, de forma simultânea, como um investimento, de longo prazo, para colaborar coma as discussões latino-americanas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Análise de desenvolvimento temática; Formação de professores; Publicação científica.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/417 A relação entre o percurso formativo e a prática pedagógica docente 2024-04-25T09:36:55-07:00 Maria Dasdores de Souza Santos desouzamariadasdores@gmail.com Cicera Sineide Dantas Rodrigues sineide.rodrigues@urca.br <p>O objetivo geral do estudo foi compreender aspectos da trajetória de formação dos professores que contribuem para a atuação no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFSertãoPE, Campus Salgueiro. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de inspiração (auto)biográfica, com foco no percurso formativo e suas reverberações para a prática docente. Inicialmente, realizou-se um questionário com os docentes, a partir de um roteiro. Posteriormente, foi realizada uma proposta de curso, onde foram realizados 5 encontros formativos com atividades que submergiram com instrumentais das narrativas (auto)biográficas, guiadas também pela didática do Sensível. Essas atividades serviram de guia para a elaboração do produto educacional, um curso de formação que servirá de instrumento para próximas formações. Como método de análise dos dados foi utilizado a Análise Textual Discursiva (ATD).</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Formação docente; Percurso formativo; Formação contínua; Educação profissional e tecnológica.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/415 O Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri e a Base Nacional Comum Curricular 2024-04-19T10:22:37-07:00 José Nilton da Silva jose.niltonsilva@urca.br Cicero Magerbio Gomes Torres cicero.torres@urca.br <p>Este artigo analisa o Projeto Político Pedagógico do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri a partir das proposições estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada consistiu na revisão da literatura, de natureza qualitativa e do tipo exploratória. Os dados analisados explicitam que o perfil dos egressos está relacionado com a formação de educadores comprometidos com a compreensão da realidade histórica e política do país, percebe-se adesão pelo curso de licenciatura em História aos programas governamentais, tais como PIBID e PRP, programas estes que vinculam suas ações à BNCC. Face a análise, pode-se concluir que embora a BNCC tenha estabelecido competências e habilidades, a partir de uma abordagem uniformizadora, em um país diverso, esta gerou críticas quanto a formação técnica que se propõe ao tempo que o curso de licenciatura em História da URCA, por meio de sua autonomia, sistematiza os conhecimentos curriculares baseados nas experiências socioculturais, sem necessariamente ater-se as proposições da BNCC. Dessa forma torna-se importante a médio e a longo prazo uma análise mais especializada dos programas PIBID e Residência Pedagógica haja visto as implicações propostas pelas BNCC a estes programas.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Currículo; Educação; Democracia.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Currículo, Educação, Democracia.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/409 Relações entre a Educação Infantil e a Festa do Pau da Bandeira 2024-04-15T11:59:20-07:00 Vivia Borges da Silva vivia.silva@urca.br Josier Ferreira da Silva josier.silva@urca.br <p>A presente pesquisa de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa busca analisar os trabalhos já realizados cujo objeto de estudo seja a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha e suas relações com a educação infantil. As pesquisas foram realizadas no repositório de teses e dissertações da CAPES e na Revista Científica Scielo. Concluiu-se que apesar da existência de vários estudos envolvendo a festa em questão, pesquisas que contemplem o papel da criança como protagonista nos aspectos culturais de sua localidade a partir das vivências e das práticas pedagógicas na escola, ainda são escassos no âmbito acadêmico.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha; Educação Infantil; Práticas pedagógicas.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/404 Teoria da Reprodução Social em Tithi Bhattacharya 2024-04-09T14:33:43-07:00 Antoniel dos Santos Gomes Filho antoniel.historiacomparada@gmail.com <p>Releituras contemporâneas dos escritos e formulações teóricas, sociais e econômicas de Karl Marx, tem sido realizada por pensadoras feministas, tencionando especificamente o trabalho doméstico reprodutivo e suas interfaces com as questões de gênero, sexualidade e raça, em perspectiva histórica, bem como, no cenário neoliberal mundial contemporâneo. O presente estudo tem como objetivo: apresentar uma reflexão-síntese sobre a Teoria da Reprodução Social (TRS) presente nos escritos de Tithi Bhattacharya. Partindo de uma abordagem qualitativa, de nível exploratório, o presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre TRS. Considera-se com base nos escritos de Bhattacharya que o trabalho humano é central na criação e reprodução da sociedade, todavia, no capitalismo (neoliberal) o trabalho que é reconhecido, é aquele de tipo produtivo e que gera acumulação de capital, ao passo que, os trabalhos de reprodução do trabalhador (cuidados familiares, domésticos e comunitários), não são reconhecidos e não remunerados no espaço do lar.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Teoria da Reprodução Social; Tithi Bhattacharya; Trabalho reprodutivo.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/345 A Lei n° 13.457/17 e o período de carência dos benefícios por incapacidade na perda da qualidade de segurado: a violação aos princípios constitucionais do não retrocesso social e da dignidade da pessoa humana 2024-04-10T17:55:06-07:00 Romeu Tavares Bandeira romeutavares@univs.edu.br Ayllanne Amâncio Lucas ayllanneamancio@univs.edu.com.br Maria Letícia Oliveira de Lima letiioliveira34@gmail.com <p>O trabalho examina os impactos da Lei nº 13.457/17 nos benefícios por incapacidade no que diz respeito ao período de carência após a perda da qualidade de segurado. A pesquisa abrange: a) um breve histórico da evolução legislativa das prestações previdenciárias para incapacidade laboral; b) a definição dos benefícios por incapacidade e do período de carência; c) a compreensão da alteração introduzida pela Lei, e d) a exposição da violação aos princípios constitucionais do não retrocesso social e da dignidade da pessoa humana decorrente dessa mudança legislativa. Do ponto de vista acadêmico e jurídico, o estudo é relevante para pesquisadores do Direito Previdenciário, proporcionando <em>insights</em> sobre os benefícios relacionados à incapacidade laboral e o conceito de carência, um requisito comum à maioria dos benefícios previdenciários. Além disso, para a sociedade em geral, a pesquisa destaca a importância do acesso aos benefícios por incapacidade como um direito social. A metodologia empregada foi bibliográfica, exploratória e explicativa, utilizando o método dedutivo. Conclui-se que a mudança legislativa analisada viola os princípios constitucionais do não retrocesso social e da dignidade da pessoa humana.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Benefício por incapacidade; período de carência; vedação ao retrocesso social; dignidade da pessoa humana.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/416 Integração Decolonial no Ensino de Química 2024-04-22T10:48:18-07:00 Leilane Maria de Oliveira Valentim leilane.valentim@prof.ce.gov.br Adriana de Alencar Gomes Pinheiro adrianaagp.psi@gmail.com Francisca Laudeci Martins Souza audeci.martins@urca.br <p>A colonização assola o povo brasileiro até hoje. Mesmo que a subalternização tenha chegado ao fim, a colonização controla a sociedade através da cultura social, política, econômica e educacional. Nesse sentido, as instituições brasileiras democráticas obedecem a este sistema colonial, isso nos faz refletir sobre a responsabilidade das instituições de ensino em serem oprimidas desta maneira, assim como a matriz curricular da disciplina de Química. na qual pode ser inserida os saberes populares para enriquecimento da mesma e contribuição com os grupos marginalizados, já que trata de uma disciplina que tem grande colaboração com a formação crítica cidadã. Dessa forma a decolonialidade foi inserida no contexto educacional logrando o currículo de Química como possível currículo decolonial. Logo, o objetivo deste texto é desenvolver uma reflexão acerca das possibilidades do currículo de química decolonial de forma participativa e inovador, promovendo uma prática pedagógica inclusiva a partir das vivências dos grupos marginalizados e esquecido pela sociedade brasileira. Sendo que, para ensinar química há necessidade de enfrentar grandes desafios. Um deles é abolir o ensino tradicional e oportunizar novas metodologias de ensino e com elas um novo currículo de química decolonial. Destacando as contribuições de Paulo Freire, considerado um dos grandes defensores da construção de uma educação decolonial, com o foco no diálogo como principal ferramenta educativa, opondo-se à educação do tipo bancária, seu pensamento concorda com a ruptura das estruturas coloniais e eurocêntricas presentes na educação.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Decolonialidade. Educação. Ensino de Química.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024 https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/article/view/365 Decolonialidade e gênero: modos de fazer e pensar a Psicologia 2024-03-10T10:55:49-07:00 Larissa Ferreira Nunes larissafnpsico@gmail.com João Paulo Pereira Barros joaopaulobarros07@gmail.com Carla Jéssica de Araújo Gomes carlajessica.cjag@gmail.com Luciana Lobo Miranda luciana.miranda@ufc.br Mayara Ruth Nishiyama Soares mayararnishiyama@gmail.com Tadeu Lucas de Lavor Filho tadeu.lucas@uece.br <p>Este ensaio teórico possui o intuito de, a partir de pressupostos feministas e decoloniais, problematizar a produção de conhecimento na Psicologia. Para isso, está estruturado em duas seções: 1) Pensando uma metodologia corporificada na Psicologia a partir de contribuições feministas e decoloniais; 2) Questões de gênero e estudos decoloniais: Problematizando a Psicologia em busca de uma nova práxis psi. Como marco-teórico, utiliza-se de autoras e autores críticos à colonialidade, como Grada Kilomba e María Lugones, e feministas, como Donna Haraway, Sandra Harding e Glória Anzaldúa, em diálogo com pesquisadores do campo da Psicologia. Na discussão nestes dois tópicos, o gênero (aliado a outros marcadores sociais da diferença) aparece como categoria central para repensar como se produz conhecimento e pesquisa no campo psi, além de refletir e problematizar a própria Psicologia, como campo de saber e prática. Nas considerações finais, aponta-se a necessidade de estabelecer diálogos interdisciplinares na Psicologia, para, assim, construir uma prática corporificada.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Psicologia; Decolonialidade; Gênero.</p> 2024-06-28T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2024