Submissões encerradas - Dossiê: Etnoconhecimento e Educação Escolar e Universitária

2024-01-22

O dossiê: Etnoconhecimento e Educação e Universitária, surge das experiências andarilhas junto a comunidades tradicionais presentes na Região do Cariri cearense. A proposta de andar sobre o território e os espaços do Cariri, faz parte de um componente curricular do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri, de mesmo título do dossiê. Assim, a sala de aula, torna-se a comunidade visitada e seus atores e atrizes sociais são os protagonistas do conhecimento presente e circulante na comunidade. Esse movimento andarilho está correlacionado ao paradigma de(s)colonial, pensado aqui no campo da educação, em especial na Escola e na Universidade.

Como aponta Reis (2022, p. 4) “[...] a universidade, por sua vez, como instituição de produção, circulação e reprodução do conhecimento, historicamente, alijou de seus espaços as práticas, as experiências e os saberes subalternizados pela razão ocidental-cêntrica.”. Assim, buscando novos olhares a partir da de(s)colonialidade, o presente dossiê convida pesquisadoras/es/xs para enviar contribuições teóricas, bem como experiências práticas atravessadas pelo etnoconhecimento junto a comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, periféricas, e outros espaços de produção do conhecimento comunitário brasileiro e internacional.

Os organizadores do dossiê orientam os autores/as/xs que insiram como co-autores/as/xs dos manuscritos lideranças comunitárias que participaram ativamente da produção científica. Compreendemos que essas lideranças e membros comunitários mesmo que não tenham participado diretamente de um processo de sistematização da escrita do manuscrito enviado, participaram ativamente nos momentos de conversas e diálogos onde compartilharam seus saberes com a comunidade escolar e universitária.

Informamos que o dossiê receberá manuscritos em: português, inglês, espanhol e francês. Por fim, informamos o cronograma previsto para a publicação do dossiê, assim como uma lista de referências sobre etnoconhecimento, educação e de(s)colonialidade, como forma de orientação para aqueles/as/xs pesquisadores/as/xs que estão iniciando seus estudos sobre a temática.

Referências

ARGÜELLO, Carlos A. Etnoconhecimento na escola indígena. CADERNOS DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA - 3º GRAU INDÍGENA. Barra do Bugres: Unemat, v. 1, n. 1, 2002.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista brasileira de ciência política, p. 89-117, 2013.

FLORIANI, Dimas; FLORIANI, Nicolas. Ecologia das práticas e dos saberes para o desenvolvimento local: territórios de autonomia socioambiental em algumas comunidades tradicionais do centro-sul do Estado do Paraná, Brasil. Polis. Revista Latinoamericana, n. 56, 2020.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo (Nova edição). Editora Companhia das Letras, 2019.

MIGNOLO, Walter D. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista brasileira de ciências sociais, v. 32, 2017.

MIRANDA, MLC de. A organização do etnoconhecimento: a representação do conhecimento afrodescendente em religião na CDD. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, v. 8, 2007.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina1. A Colonialidade do Saber: etnocentrismo e ciências sociais–Perspectivas Latinoamericanas. Buenos Aires: Clacso, p. 107-126, 2005.

QUIRINO, Glauberto da Silva. Saber científico e etnoconhecimento: é bom pra quê?. Ciência & Educação (Bauru), v. 21, p. 273-283, 2015.

REIS, Diego dos Santos. A colonialidade do saber: perspectivas decoloniais para repensar a univers (al) idade. Educação & Sociedade, v. 43, 2022.

SIEVERS, Juliele Maria; DA SILVA, Érick Santos. OS ATRAVESSAMENTOS ENTRE A NECROPOLÍTICA E O PACTO NARCÍSICO DA BRANQUITUDE. Revista Ideação, v. 1, n. 47, p. 343-355, 2023.

Organizadores

Profa. Dra. Francisca Laudeci Martins Souza. Universidade Regional do Cariri – Professora do Mestrado Profissional em Educação (URCA).  http://lattes.cnpq.br/5986460776339289

Profa. Dra. Adriana de Alencar Gomes Pinheiro. Universidade Regional do Cariri – Professora do Mestrado Profissional em Educação (URCA).  http://lattes.cnpq.br/8942418792800716

Prof. Msc. Antoniel Gomes Filho. Universidade Regional do Cariri – Campus Campos Sales. http://lattes.cnpq.br/9563145614494252

Cronograma

*Sujeito a alterações de datas

Abertura de Chamada do Dossiê – 22 de Janeiro de 2024

Encerramento de envio dos manuscritos – 30 de Abril de 2024

Avaliação Ad Hoc (double blind review) – De 01 a 31 de Maio de 2024

Revisões e diagramação - De 01 a 30 de Junho de 2024

Previsão de Publicação do Dossiê na RIEC – A partir de Julho de 2024