Submissões encerradas: Chamada de artigos - Dossiê: Abordagem Centrada na Pessoa: Ciência e Profissão

2024-03-15

Abordagem Centrada na Pessoa: Ciência e Profissão

Os anos 80 foram marcados por crises epistemológicas, por questionamentos éticos e políticos, no âmbito das ciências sociais e humanas, sobre seus fundamentos teóricos e metodológicos, assim como na produção ou manutenção das formas e estruturas de opressão e manipulação social. No cenário brasileiro, a redemocratização trouxe questionamentos sobre o papel das profissões, e suas respectivas ciências, seja pela manutenção ou pelas ações de transformação das estruturas de dominação capitalista. Nesse contexto, produziram-se discursos e saberes, desde os métodos relativos à prestação de serviços, mas também sobre como os exercícios profissionais reproduziam políticas de exclusão social. No que concerne à psicologia, ela vem sendo submetida à discussão crítica a partir de vieses marxistas e pós-estruturalistas - para citar dois exemplos - acerca das características individualizantes e patologizantes de suas teorias e ainda sobre o fato de trabalharmos em contexto nacional com teorias 'importadas', com pouca atenção aos aspectos sociais, culturais e políticos brasileiros.  Se nesse período, questionamentos recaiam sobre a impossibilidade de uma definição geral  em torno de um objeto psicológico, atualmente, emergem 'novos problemas' que atravessam a prática dos profissionais psi, em contexto como das políticas públicas, da saúde e da educação. Os estudiosos e profissionais, com suas várias teorias psicológicas, são provocados a responder o quanto as práticas psicológicas poderiam, ou não, operar intervenções de transformação/produção de subjetividades dissidentes das persistentes estratégias de dominação capitalista, que escapem da produção de uma práxis que prime pelos processos de individualismo, de psicologização ou de patologização/medicalização das relações humanas.

Dentre as teorias psicológicas vigentes no Brasil, a Abordagem Centrada na Pessoa, criada por Carl Ransom Rogers, tem sido reconstruída com base em novos alicerces epistemológicos, tais como a perspectiva fenomenológico-existencial. Esses diferentes fundamentos têm contribuído para reposicionar a relação terapêutica e aspectos como a mudança de personalidade diante dos atuais dilemas éticos e políticos, para promoção de autonomia nas diversas experiências de ser humano do mundo. Temos, desde então, a proposição de novos olhares teóricos, que culminam no desenvolvimento de novas práticas em psicologia humanista centrada na pessoa, nas quais os processos de realização humana podem se materializar em relações interpessoais mais democráticas, mais construtivas e facilitadoras. Nesta perspectiva, compreendemos que está em circulação ou, pelo menos em discussão, o que denominamos aqui de uma identidade profissional do psicólogo humanista-fenomenológico-existencial como modus operandi da Abordagem Centrada no Brasil. Essa identidade profissional e as recentes provocações teóricas vêm propondo novas tecnologias de cuidado, que vão desde a construção de novos projetos teóricos de psicologia clínica, de psicopatologia e de educação.

Neste sentido, com a presente chamada, convidamos a/o/es psicóloga/o/es humanistas centrados na pessoal do Brasil a compartilharem seus trabalhos no ensino, na pesquisa, na extensão e na atuação profissional para composição do número especial Abordagem Centrada na Pessoa: Ciência e Profissão. Pretendemos fomentar a circulação científica das atuais ideias, discussões, epistemologias e intervenções que dinamizam a Abordagem Centrada na Pessoa entre acadêmicos e profissionais brasileiros.

Organizadores

Prof. Dr. José Alves de Souza Filho - Programa de Pós-graduação em Psicologia - Universidade Federal do Pará (UFPA). http://lattes.cnpq.br/9181095827118639

Profa. Drª Rosa Angela Cortez Brito - Programa de Pós-graduação em Psicologia - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). http://lattes.cnpq.br/3091394100247643

Cronograma

*Sujeito a alterações de datas

Abertura de Chamada do Dossiê – 15 de Março de 2024

PRORROGAÇÃO DE PRAZO: Encerramento de envio dos manuscritos – 30 de Junho de 2024

Avaliação Ad Hoc – De 1ºde junho a 30 de Setembro de 2024

Revisões e diagramação - De 1º a 31 de Outubro de 2024

Previsão de Publicação do Dossiê na RIEC – A partir de Novembro de 2024

Diretrizes para os autores: https://riec.univs.edu.br/index.php/riec/about/submissions