O CÂNCER DO COLO DO útero: UM RASTREAMENTO NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

Autores

  • Josué Barros Junior Faculdade Vale do Salgado (FVS)
  • Kerma Márcia de Freitas Faculdade Vale do Salgado (FVS)
  • Valéria Kely Gomes da Silva Faculdade Vale do Salgado (FVS)
  • Rafael Bezerra Duarte Faculdade Vale do Salgado (FVS)
  • Elisa Maria Ramos Carvalho Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i1.12

Resumo

Os programas de rastreamento do Câncer do colo do útero, adotando as medidas de forma adequadas, aliados ao tratamento precoce, podem diminuir em até 90% a incidência deste problema. Este trabalho tem como objetivo avaliar os indicadores relacionados ao exame citopatológico do câncer do colo do útero no Município de Icó Ceara, no período de 2011 a 2014. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, transversal com abordagem quantitativa, realizado na base de dados do SISCOLO, quanto os indicadores do munícipio de Icó, Ce, no período de 2011 a 2014. A população do estudo foi composta por 10.795 exames registrados. Para a análise foram calculados os indicadores e organizados em tabela e posteriormente discutidos à luz da literatura pertinente. Os resultados apontaram para uma baixa cobertura do exame Papanicolau para a faixa etária preconizada de 25 a 64 anos. Alta proporção de exames realizados fora da periodicidade recomendada. Baixo percentual de amostras insatisfatória contudo, também observou-se baixa percentual de exames com representatividade da ZT e baixo índice de positividade. Também apresentou baixo percentual de seguimento dos casos identificados com lesão intraepitelial de alto grau. Destaca-se a necessidade da qualificação profissionais para atuação junto ao programa de rastreamento do CCU a fim de garantir a qualidade do exame e consequentemente dos resultados. Evidencia-se também a importância da educação em saúde junto à população para esclarecer sobre a doença em si, mas alerta para a faixa etária recomendada e a periodicidade do exame. E ainda necessidade de avaliação e monitoramento dos indicadores pela gestão e pelos profissionais de saúde para garantir a efetividade do programa de rastreamento.

Biografia do Autor

Josué Barros Junior, Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Kerma Márcia de Freitas, Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Valéria Kely Gomes da Silva, Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Rafael Bezerra Duarte, Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Elisa Maria Ramos Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia

Referências

AMARAL, A. F.; ARAÚJO, E. S.; MAGALHÃES, J. C.; SILVEIRA, E. P.; TAVARES, S. B. N.; AMARAL, R. G. Impacto da capacitação dos profissionais de saúde sobre o rastreamento do câncer do colo do útero em unidades básicas de saúde. Rev. Bras Ginecol Obstet, v.36, n.4, p.182-187, 2014.

BARBOSA, I. R.; SOUZA, D. L. B.; BERNAL, M. M.; COSTA, I. C. C. Desigualdades regionais na mortalidade por câncer de colo de útero no Brasil: tendências e projeções até o ano 2030. Ciência & Saúde Coletiva, v.21, n.1, p. 253-262. Rio Grande do Norte, 2016.

BRASIL. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - Rio de Janeiro: INCA, 2015.

BRASIL. Instituto Nacional de Câncer. Coordenações Gerais de Ações Estratégicas. Diretrizes Brasileiras para o rastreamento do Câncer do Colo do útero. Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. RESOLUÇÃO Nº 466 DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012. Trata de pesquisas em seres humanos e atualiza a resolução 196. Publicada no DOU nº 12, 13 de jun de 2013 (a) - Seção 1 - Pág. 59. Disponível em: . Acesso em: 06 de Nov. de 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes Operacionais: Pactos pela Vida em Defesa do SUS e de Gestão. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional Do Câncer Jose Alencar Gomes da Silva. Informativo detecção precoce. Boletim ano 6, n.2, maio/agosto, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica, Brasília, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - 2. ed. - Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013 (b). 124 p.: il. (Cadernos de Atenção Básica, n. 13).

BRISCHILLIARI, S. C. R.; DELL'AGNOLO, C. M.; GIL, L. M.; ROMEIRO, T. C.; GRAVENA, A. A. F.; CARVALHO, A. D. B.; PELLOSO, S. M. Papanicolaou na pós-menopausa: fatores associados a sua não realização. Cad. Saúde Pública, v.28, m.10, p.1976-1984. Rio de Janeiro, 2012.

CORRÊA, C. S. L.; LIMA, A. D. S.; LEITE, I. C. G.; PEREIRA, L. C.; NOGUEIRA, M. C.; DUARTE, D. A. P.; FAYER, V. A.; TEIXEIRA, M. T. B.. Rastreamento do câncer do colo do útero em Minas Gerais: avaliação a partir de dados do Sistema de Informação do Câncer do Colo do útero (SISCOLO). Cad. Saúde Colet., Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, p. 315-323, 2017.

DATASUS, Departamento de Informática dos SUS. Sistema de Informação do Câncer do Colo do útero (SISCOLO). Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?siscolo/ver4/DEF/uf/CECCOLO4.def>.

Acesso em 5/11/2017.

FONSECA, A. J.; FERREIRA, L.P; BENETTA, A. C. D.; ROLDAN, C. N.; FERREIRA, M. L. S. Epidemiologia e impacto econômico do câncer de colo do útero no Estado de Roraima: a perspectiva do SUS. Rev Bras Ginecol Obstet. 2010; v.32, n.8, p.386-392. Boa Vista, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed., São Paulo: Atlas, 2014.

INCA. Instituto Nacional de Câncer (Brasil). Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero / Instituto Nacional de Câncer. Coordenação Geral de Ações Estratégicas. Divisão de Apoio à Rede de Atenção Oncológica. - Rio de Janeiro: INCA, 2011. 104p.

INCA. Instituto Nacional de Cancer Jose Alencar Gomes da Silva. Coordenacao de Prevencao e Vigilancia. Divisao de Deteccao Precoce e Apoio a Organizacao de Rede. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do cancer do colo do utero / Instituto Nacional de Cancer Jose Alencar Gomes da Silva. Coordenacao de Prevencao e Vigilancia. Divisao de Deteccao Precoce e Apoio a Organizacao de Rede. - 2. ed. rev. atual. - Rio de Janeiro: INCA, 2016 (a).

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Manual de gestão da qualidade para laboratório de citopatologia / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Coordenação de Prevenção e Vigilância, Divisão de Detecção Precoce e Apoio a Organização de Rede. - 2. ed. rev. ampl. - Rio de Janeiro : Inca, 2016 (b). 160 p.

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Colo do útero: HPV e câncer - Perguntas mais frequentes. Ministério da saúde/ Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - Rio de Janeiro: INCA, 2017 (a). Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero/hpv-cancer-perguntas-mais-frequentes>. Acesso em 05 de Nov. 2017.

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Colo do útero - tratamento. Ministério da saúde/ Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - Rio de Janeiro: INCA, 2017 (b). Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/colo_utero/tratamento>. Acesso em 05 de Nov. 2017.

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação-Geral de Prevenção e Vigilância. Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Nomenclatura brasileira para laudos citopatológicos cervicais / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, Coordenação-Geral de Prevenção e Vigilância, Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. - 3. ed. - Rio de Janeiro : Inca, 2012 (a).

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação de Prevenção e Vigilância. Estimativa 2016: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva - Rio de Janeiro: INCA, 2015. 122 p.

INCA. Ministério da Saúde. Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva. Coordenação Geral de Prevenção e Vigilância Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede. Ficha técnica de indicadores das ações de controle do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro Dezembro, Inca, 2014.

INCA. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Informativo detecção precoce. Monitoramento das ações de controle dos cânceres do colo do útero e de mama. Boletim ano 3, n. 3. Inca, agosto/dezembro 2012 (b).

JORGE, R. J. B.; DIÓGENES, M. A. R.; MENDONÇA, F. A. C.; SAMPAIO, L. R. L.; JORGE JÚNIOR, R. Exame Papanicolaou: sentimentos relatados por profissionais de enfermagem ao se submeterem a esse exame. Ciência & Saúde Coletiva, v.16, n. 5, p.2443-2451. Fortaleza, 2011.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing. Uma Orientação Aplicada. 6. ed. São Paulo: Bookman, 2011. 716p.

MARÇAL, J. A.; GOMES, L. T. S.. A prevenção do câncer de colo de útero realizada pelo enfermeiro na Estratégia Saúde da Família: Revisão integrativa da literatura. REAS, Revista Eletrônica Acervo Saúde, v.5, n.2, p.474-489, 2013.

MELO, M C. S. C.; VILELA, F.; SALIMENA, A. M. O.; SOUZA, I. E. O.. O Enfermeiro na Prevenção do Câncer do Colo do útero: o Cotidiano da Atenção Primária. Revista Brasileira de Cancerologia, v.58, n.3. p. 389-398, 2012.

NASCIMENTO, M. I.; MONTEIRO, G. T. R. Características de acesso ao preventivo de câncer de colo do útero: três etapas metodológicas da adaptação do instrumento de coleta de informação. Cad. Saúde Pública, v.26, n.6, p.1096-1108. Rio de Janeiro, 2010.

NASCIMENTO, M. I.; RABELO, I. M. M. A.; CARDOSO, F. S. P.; MUSSE, N. R. V.. Tempo de espera pela primeira colposcopia em mulheres com teste de Papanicolaou alterado. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. v.37 n.8. Rio de Janeiro, 2015.

OLIVEIRA, N. C.; MOURA, E. R. F.; DIOGENES, M. A. R.. Desempenho de enfermeiras na coleta de material cervico uterino para exame de Papanicolaou. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 23, n. 3, p. 385-391, Jun 2010 .

ORQUIZA, S. M. C. Orientações Médicas: saúde também é cuidado. 2013. Disponível em: <http://www.orientacoesmedicas.com.br/exames-preventivos/o-que-e-papanicolau/>. Data de acesso em 02 de novembro de 2017.

PINHO, A. C. V.; JODAS, D. A.; SCOCHI, M. J.. Profissionais de saúde e o programa de controle do câncer do colo uterino e mama. Rev Enferm UFSM, v.2, n.2, p.242-251, 2012.

RIBEIRO, L.; BASTOS, R. R.; RIBEIRO, L. C.; VIEIRA, M. T.; LEITE, I. C. G.; TEIXEIRA, M. T. B.. Não adesão às diretrizes para rastreamento do câncer do colo do útero entre mulheres que frequentaram o pré-natal. Rev Bras Ginecol Obstet. v.35, n.7, p.323-330. Rio de Janeiro, 2013.

RIBEIRO, L.; BASTOS, R. R.; VIEIRA, M. T. V.; RIBEIRO, L. C.; TEIXEIRA, M. T. B.; LEITE, I. C. G.. Rastreamento oportunístico versus perdas de oportunidade: não realização do exame de Papanicolaou entre mulheres que frequentaram o pré-natal. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 6, p. 1-13, jun, 2016.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SNOECK, P. P. N.; CRUZ, A. C. B.; CATENACCI, L. S.; CASSANO, C. R.. Citologia vaginal de preguiça-de- coleira (Bradypus torquatus). Pesq. Vet. Bras. v. 31, n.3, p. 271-275. Março, 2011.

SOARES, M. C.; MISHIMA, S. M.; MEINCKE, S. M. K.; SIMINO, G. P. R.. Câncer de colo uterino: caracterização das mulheres em um município do Sul do Brasil. Esc Anna Nery Rev Enferm., n.14, v.1, p.90-96. Ribeirão Preto, 2010.

VALE, D.B.A.P.; MORAIS, S.S.; PIMENTA, A.L.; ZEFERINO, L.C. Avaliação do rastreamento do câncer do colo do útero na Estratégia Saúde da Família no Município de Amparo, São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública, v.26, n.2, p.383-390. Rio de Janeiro, 2010.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa