O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: ESPAÇOS DE REFLEXÃO E AÇÃO

Autores

  • Islaiany Costa Neri
  • Vitória Araújo de Cerqueira
  • Norma Suely Ramos Freire Bezerra
  • Cicero Magerbio Gomes Torres

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i3.129

Resumo

No decorrer dos anos, o ensino de Ciências tem sido trabalhado de forma tradicional, favorecendo a passividade dos alunos e o desinteresse pelas disciplinas científicas. Nesse contexto, o Estágio Supervisionado assume sua importância no âmbito da formação inicial de professores, haja visto os licenciandos planejarem suas atividades docentes na perspectiva de articular a teoria e a prática, possibilitando assim refletir sobre as dificuldades e perspectivas no contexto da profissão docente. O objetivo do presente trabalho consistiu em analisar o estágio supervisionado enquanto espaço de reflexão no contexto da formação docente, considerando para isso a percepção dos professores de estágio supervisionado, bem como a ótica alunos, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos alunos do Curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA) e suas perspectivas docentes. A pesquisa trata de um estudo exploratório, de cunho qualitativo. Utilizou-se como instrumento para a coleta dos dados a aplicação de doze questionários e sua análise deu-se a partir da transcrição dos dados coletados e apresentados em blocos temáticos. Com base nos resultados percebeu-se que as principais dificuldades dos estagiários consiste na ausência de recursos didáticos, saber relacionar a teoria com a prática, e a dificuldade de conciliar o trabalho com as horas do estágio, em termos de perspectivas os participantes destacam a importância de investimentos para a melhoria da qualidade da educação. Pode-se concluir que o estágio supervisionado contribui para o processo de construção e identidade do professor, além de permitir entender o cotidiano da escola.

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Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa