A CONSTRUÇÃO DA COMPETÊNCIA MORAL DOS IDOSOS E SUA AMBIGUIDADE PELO ENVELHECIMENTO ATIVO

Autores

  • José Ricardo Ferreira da Costa Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i1.13

Resumo

Durante séculos, a velhice foi vista como uma fase negativa da vida pelo fato do avanço da idade criar uma imagem, em nossa sociedade, dos idosos como seres que estão próximos da morte, Porém, nos últimos tempos, com o aprimoramento das técnicas terapêuticas e tratamento médico, esta imagem negativa, não só vem se modificando, mas até conferindo uma imagem de superioridade moral, no sentido não só do cuidado dos idosos, mas do investimento de todo esse cuidado, que leva, necessariamente, os mais jovens a obterem mais sucesso que os próprios velhos, que só é possível, inclusive, com o envelhecimento ativo e que, na prática, só ocorre, no Brasil, a partir do momento em que os idosos, como parte dos batalhadores brasileiros, pensam nesse cuidado com os mais jovens como um tipo de ascensão por procuração, feita por mérito individual e que é concretizada por uma conduta metódica de vida, reivindicada pelos idosos como uma forma de ação consciente no mundo e pela construção de uma competência moral específica, construída por todas as suas vidas, mas que, socialmente, não só carece de reconhecimento social, mas também gera muitos conflitos, em espaços sociais públicos, com pessoas mais jovens.

Biografia do Autor

José Ricardo Ferreira da Costa, Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Licenciatura (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Ciência Política comênfase em Antropologia jurídica, Sociologia Urbana e Sociologia Política, Sociologia Jurídica, atuando principalmente com os seguintes temas: Sociedade Civil, Organizações, Globalização, Direitos Humanos, Cuidado, Abandono e Moralidade.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo. EDUSP. 2007.

ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos, seguido de, envelhecer e morrer. Rio de Janeiro. Zahar. 2001.

GARFINKEL, Harold. Studies in ethnometodology. Englewood Cliffs (EUA). Prentice-Hall. 1967.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Discurso editorial. 2009.

LARANJEIRA, Carlos Antônio. "Velhos são trapos": do positivismo clássico à nova era. Saúde e sociedade. São Paulo. Vol. 19, n. 4. 2010.

LINS DE BARROS, Myriam Moraes. A velhice na pesquisa socioantropológica brasileira. In: GOLDENBERG, Mirian (org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro. Civilização brasileira. 2014. P. 45-64.

MAFFIOLETI, Virgínia Lúcia Reis. Velhice e família: Reflexões clínicas. Psicologia: Ciência e profissão. Vol. 25. N. 3. Brasília. 2005. P. 336-351.

SOUZA, Jessé. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2. Ed. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2012.

VERAS, Renato. Novos desafios para um jovem país envelhecido. In: GOLDENBERG, Mirian (org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro. Civilização brasileira. 2014. P. 329-339.

ROTH, Philip. Patrimônio: uma história real. São Paulo. Companhia das letras. 2012.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 2. ed. São Paulo. Pioneira Thompson Learning. 2001.

WERNECK, Alexandre. A velhice como desculpa. In: GOLDENBERG, Mirian (org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. Rio de Janeiro. Civilização brasileira. 2014. P. 309-327.

WERNECK, Alexandre. A desculpa: as circunstâncias e a moral das relações sociais. Rio de Janeiro. Civilização brasileira. 2012.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa