COORDENAÇÃO MOTORA DE ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v3i1.135Resumo
O desenvolvimento motor refere-se às mudanças estruturais e comportamentais dos seres humanos durante toda a vida determinando diversos comportamentos e por esse motivo avaliar em qual estágio e categoria o indivíduo encontra-se é de grande importância. O presente trabalho objetivou analisar a coordenação motora de crianças com deficiência intelectual. Trata-se de um de campo, descritivo, com abordagem quantitativa e corte transversal, realizado com uma amostra do tipo conveniência com 14 escolares na faixa etária de crianças e jovens entre 04 e 17 anos de idade, dos sexos masculinos com deficiência intelectual. Para avaliar a coordenação motora utilizou-se o Körperkoordinationstest Test Für Kinder (KTK). A análise de dados foi realizada por meio do software SPSS-23 através de estatística descritiva e distribuição das frequências relativas e absolutas.  Os resultados da amostra de escolares da presente pesquisa apresentam 14,29% como classificação "normal" de coordenação motora, 28,57% escolares apresentaram "Perturbações na Coordenação", e 57,14% se classificam como Insuficiente/ Ausente/ Incapaz". Apresentando também baixos coeficientes de equilíbrio. Conclui-se que os escolares com deficiência intelectual participantes do estudo apresentam níveis baixos de coordenação motora.
Referências
BIANCONI, E.; MUNSTER, M. Avaliação de aspectos psicomotores em jovens e adultos com deficiência intelectual antes e após um programa de educação física. In: CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2011.
CARMINATO, Ricardo Alexandre. Desempenho motor de escolares através da bateria de teste KTK.
Dissertação (Mestrado em Educação Física) Universidade Federal do Paraná. Universidade
Federal do Paraná. Curitiba, p.1-99, 2010
FAUSTINO, A. J. D.; Aptidão motora e coordenação corporal em alunos do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico. 2004
FONSECA, V. Psicomotricidade. Perspectivas multidisciplinares. Âncora Editora. Lisboa. (2001).
GALLAHUE, D. L; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2001.
GONZALEZ, E. Necessidades educacionais específicas (intervenção psicoeducacional). Editora Artmed; 2007.
GORLA, J. I. Desenvolvimento de equações generalizadas para estimativa da coordenação motora em crianças e adolescentes portadores de deficiência mental. Revista Conexões, v.2, n.2, p.19 à 150, 2004.
GORLA, J. I.; ARAÚJO, P. F.; RODRIGUES, J. L.. Avaliação motora em educação
física adaptada:teste ktk. Phorte, São Paulo, 2009.
Kiphard, E. J., & Schilling, V. F. Körper-koordinations-test für kinder KTK: manual Von Fridhelm Schilling. Weinhein: Beltz Test. (1974).
LEITE HSF. Crescimento somático e padrões fundamentais de movimento: um estudo em escolares. Universidade estadual Paulista. Dissertação de mestrado. 2002.
LOPES, V. P.. Estudo do nível de desenvolvimento da coordenação motora da população escolar (6 a 10 anos de idade) da Região Autônoma dos Açores. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, Porto, v. 3, n. 1, p. 47-60, 2003.
MONTEIRO, C.A. et al Medida e avaliação do desempenho humano. 2ª ed. Porto Alegre. Artmed. 2003
NASCIMENTO, J. V. Nível de desenvolvimento da coordenação motora de crianças do projeto Brinca Mané. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E MOSTRA ACADÊMICA. 8., 2007, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2007. p. 1-6.
PACHECO, D. Deficiência Mental In: R. Bautista (Eds.), Necessidades Educativas Especiais (209-223). Lisboa: Dinalivro. (1993).
SARMENTO, R. O. V. et al. Efeitos da intervenção psicomotora em uma criança com diagnóstico de TDAH (transtorno do déficit de atenção/hiperatividade) em seus aspectos psicomotores. MOVIMENTUM - Revista Digital de Educação Física - Ipatinga. Unileste, v.3, n.1, p.1-12, Fev./Jul. 2008.
TANI, G. Comportamento Motor - Aprendizagem e desenvolvimento. Editora Guanabara Koogan; 2005.
VALDIVIA, A. V Coordinación motora: influencia de la idad, sexo, estatus socio-economico y niveles de adiposidad en niños peruanos. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis,v. 10 n. 1, p. 25-34, 2008.