EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELOS JOGOS EDUCATIVOS BASEADA NA CONCEPÇÃO DE DIDÁTICA DE JOSÉ CARLOS LIBÂNEO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DISLÉXICOS

Autores

  • Thaís Faustino Bezerra URCA
  • José Wellington Macêdo Viana URCA
  • Samira Bruno Diniz URCA e UNIVS

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v3i2.140

Resumo

A educação inclusiva caracteriza-se como um princípio educacional de fundamental importância para o enquadramento de diferentes alunos, independente do contexto social, político ou econômico no ambiente escolar. Dentro desta perspectiva, destaca-se a didática como ferramenta ampla na ocorrência do processo de aprendizagem e fator indispensável para inclusão educativa de alunos com dislexia. Partindo destes pressupostos, este trabalho buscou desenvolver a educação inclusiva utilizando os jogos educativos no contexto escolar de alunos disléxicos, baseada na concepção de didática de José Carlos Libâneo. A presente pesquisa caracteriza-se como um relato de experiência feito a partir da utilização de jogos educativos como ferramenta de educação inclusiva e de ampliação do ensino-aprendizagem de alunos com dislexia no contexto escolar. Os jogos educativos foram aplicados em uma escola de rede pública do estado do Ceará, localizada entre os Municípios de Milagres e Crato. Foi possível confirmar que a utilização de jogos educativos no ambiente escolar permite o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de alunos disléxicos, tornando possível o acréscimo e aprimoramento das habilidades de leitura, escrita e compreensão das letras. Além disso, diante da didática exposta na prática construtiva pelos jogos educativos, a de José Carlos Libâneo foi essencial para o desenvolvimento do presente trabalho, dandoênfase e fundamentando a técnica para melhoraria da atividade instrutiva de ensino-aprendizagem dos alunos disléxicos.

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Publicado

2020-08-29

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa