O FUTURO DE UMA (A)ILUSÃO O QUE AS CRIANÇAS DIZEM SOBRE A PANDEMIA DO COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v3i3.161Resumo
O presente estudo tem por objetivo discutir possibilidades de interfaces entre Educação e Psicanálise, especialmente a partir do que as crianças demandam em tempos de pandemia. Para tanto, partimos das contribuições teóricas de Freud, entre outros, acerca da transferência. Metodologicamente, realizamos uma discussão teórica acerca do brincar na criança e como esta põe em cena seus próprios conflitos a partir de exemplos ilustrativos do dizer de crianças[1]. Nesse entrelaçamento, observamos a importância que deve ser atribuída àquilo que a criança diz, bem como ao que é dito a ela a partir da grande influência que pais, professores e outros alunos exercem sobre a criança por estarem investidos de uma relação afetiva.
Referências
BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. Rio de Janeiro: Salamandra, 1999.
FREUD, S. (1908/2015) O escritor e a fantasia. In: ________ Obras Completas, Vol 8. São Paulo: Companhia das Letras.
FREUD, S. O futuro de uma ilusão (1927). In. FREUD, S. Obras Completas. V. 17. Tradução Paulo César de Souza. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2014.
JERUSALINSKY, J. A criação da criança: letra e gozo nos primórdios do psiquismo. 2009. 272 f. Tese de doutorado em Psicologia Clínica. Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action =&co_obra=158404. Acesso em: 10 nov. 2017.
KUPFER, M. C. (2005). Freud e a educação o mestre do impossível. São Paulo: Scipione Editora.
MARIOTTO, R. M. M. Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir dos conceitos de transferência e discurso. Educar em Revista. Curitiba, n. 64, p. 35-48, abr./jun., 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n64/0104-4060-er-64-00035.pdf. Acesso em: 10 nov. 2018.
RIBEIRO, M. V, M.; NEVES, M. M. B. J. A educação e a psicanálise: um encontro possível?. Psicologia. Teoria e Prática. 8(2), p. 112-122, 2006.
WINNICOTT, D. W. (1896-1971). A criança e o seu mundo. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2014.