PERCEPTIVAS DO ATLETISMO ESCOLAR E SUAS INFLUÊNCIAS NO ESTILO DE VIDA DOS ESCOLARES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Erivan Dias de Lima Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • José de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Francisco Marcelo Catunda de Oliveira Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Pergentina Parente Jardim Catunda Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Resumo

O atletismo é considerado o esporte base para outras modalidades esportivas, além de ser um esporte barato e de fácil aprendizagem, pode ser ensinado em espaços físicos adaptados e com materiais alternativos, quando abordado nas escolas. O objetivo desta pesquisa foi demonstrar a partir de uma revisão bibliográfica, as perceptivas do atletismo escolar e suas influências na formação e estilo de vida dos escolares. Esse trabalho foi caracterizado como descritivo, de cunho qualitativo. Partindo de um estudo de revisão bibliográfica através de trabalhos já publicados sobre o assunto. Foram usados artigos em português, realizando o cruzamento dos descritores "Atletismo", e "Educação Física Escolar" no banco de dados da Scielo e Lilacs, no período de 2009 a 2019, foram recuperados 48 artigos na base do Scielo e 13 trabalhos na base do Lilacs, com total de 61 trabalhos. Após o processo de seleção com leitura dos títulos, resumos e textos na integra e observação dos critérios de inclusão e exclusão desse estudo, foram selecionados 4 artigos para revisão. De acordo com o exposto nos estudos, foi possível observar que o atletismo desempenha um papel fundamental no processo de formação do indivíduo, contribuindo na formação e desenvolvimento dos alunos e na convivência com o outro. Representando um momento singular e ao mesmo tempo complexo na vivência dos estudantes, desenvolvendo diversas atividades e experiências dentro da cultura corporal de movimento. No entanto de modo mais abrangente, a prática do atletismo é comprometida pela falta de materiais e estrutura das escolas, forçando os professores a trabalharem com materiais e espaços adaptados, como também, adaptando a própria modalidade por circunstâncias impostas pelo ambiente em que trabalham. Predominantemente o atletismo é abordado de modo tecnicista, no qual o rendimento é colocado acima de outros objetivos importantes dentro da modalidade, porém, o método Sport Education aplicado na escola, apresentouêxito trabalhando o atletismo de forma ampliada para além das dimensões procedimentais, própria do ensino tradicional. Sendo uma estratégia para buscar formas que possibilitem melhorar os domínios da modalidade na infância, promovendo um melhor desenvolvimento motor e cognitivo, como também as questões socioculturais a fim de desenvolvê-las melhor.

Biografia do Autor

José de Caldas Simões Neto, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Francisco Marcelo Catunda de Oliveira, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Mestre em Educação pela Universidade do Pernambuco - UPE

Pergentina Parente Jardim Catunda, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

Mestra em Educação pela Universidade do Pernambuco - UPE

Referências

ALMEIDA, J. J. G.; CARVALHO, A. J. S.; MATSUI, R.; OLIVEIRA FILHO, C. W. A iniciação no atletismo para pessoas cegas e com baixa visão. Revista Digital- Buenos Aires - Ano 10 - N° 75 - Agosto de 2004.

CARNEIRO FILHO, W. Atletismo: A sua contribuição enquanto conhecimento da área pedagógica da Educação Física no contexto escolar em uma perspectiva de promoção da saúde. Dissertação de Mestrado em Educação Física da Faculdade de Educação Física, Universidade do Porto, Porto - Portugal, 2001.

FACHINETO, S; BITNER, J. Promoção da saúde na escola: por um estilo de vida mais ativo para adolescentes. Universidade do Oeste de Santa Catarina, São Miguel do Oeste, 2009.

FRANCHI, K. M. B.; MONTENEGRO JUNIOR, R. M. Atividade física: uma necessidade para a boa saúde na terceira idade. Rev. Bras. em Promoção da Saúde, v. 18 n.3, p.152-156, 2005.

GALATTI, Larissa Rafaela et al. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.

GALLAHUE, D.; OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2004.

GINCIENE, G.; MATTHIESEN, S. Q. O modelo do Sport Education no ensino do atletismo na escola. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2., p. 729-742, abr./jun. de 2017.

GOLDBERG, L. O poder da cura dos exercícios: guia para prevenir e tratar diabetes, depressão, atrite, pressão alta. Rio de Janeiro: ed. Campus, 2001.

GOMES, L. Manufatura ágil e o setor de serviços financeiros brasileiro: uma análise exploratória de práticas de gestão de TI. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010.

MARIANO, C. Educação física: o atletismo no currículo escolar. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

MARQUES, C.L.S.; IORA, J.A. Atletismo Escolar: possibilidades e estratégias de objetivo, conteúdo e método em aulas de Educação Física. Rev.Movimento, Porto Alegre, v.15, n. 02, p.103-118, abril/junho de 2009.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. 2. Ed. Jundiaí: Fontoura, 2012.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo na escola. Maringá: Eduem, 2014.

MESQUITA, Isabel et al. Representação dos alunos e professora acerca do valor educativo do Modelo de Educação Desportiva numa unidade didática de Atletismo. Motricidade, v. 12, n. 1,p. 4-11, 2015.

MEURER, S. T.; SCHAEFER, R. J.; MIOTTI, I. M. L. Atletismo na escola: uma possibilidade de ensino: revista digital, Buenos Aires, a. 13, n. 120, mai. 2008.

MIRANDA, C.F. O corpo das crianças nas aulas de atletismo na escola. Cad. Cedes, Campinas, vol. 32, n. 87, p. 177-185, mai.-ago. 2012

NAHAS, Markus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida. 6. ed. Londrina: Midiograf, 2013. 335p.

OLIVEIRA, M. C. M. de. Atletismo escolar: uma proposta de ensino na Educação Infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2006.

PICH, S. O atletismo como objeto de ensino da Educação Física escolar: Revista Brasileira de Ciência e Esporte, v. 1, p. 43-55, 2011.

ROSA, R. S.; SOUZA, E. R.; MENDES F.G.; WANDSCHEER, R.; BACKERS, A. Atletismo como conteúdo foi a escola: olhares discentes sobre a experiência de ensino. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, jan./mar. 2017

SILVA, E. V. M.; FAGANELLO-GEMENTE, F. R.; GINCIENE, G.; DANIEL, J. C.; MATTHIESEN, S. Q. Atletismo (ainda) não se aprende na escola? Revisitando artigos publicados em periódicos científicos da Educação Física nos últimos anos. Movimento, v. 21, n. 4, p. 1111-1122, 2015.

SOARES, C.L.S.Corpo e história. Campinas: Autores Associados, 2006.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão