ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS: MODELOS CLÁSSICOS E UMA APLICAÇÃO À FINANÇAS

Autores

  • Antonio Marcos Bezerra Universidade Federal de Santa Maria - UFSM http://orcid.org/0000-0002-5093-478X
  • Igor Bernardi Sonza Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Roberto Portes Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

Diante do cenário de alta competitividade no qual as organizações estão inseridas, o monitoramento da sua eficiência relativa é de extrema importância para se alcançar as metas e os objetivos estratégicos. Levando em consideração que o cálculo e a análise da eficiência não são triviais, surgiu a necessidade da criação e desenvolvimento de técnicas para essas tarefas. Dentre as técnicas que surgiram com esse objetivo destaca-se a Análise Envoltória de Dados - DEA. Dessa forma, o principal objetivo deste trabalho foi apresentar os modelos clássicos da DEA, chamados CCR e BCC, e uma aplicação dessa técnica à Finanças. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um levantamento na bibliografia especializada com relação aos modelos CCR e BCC, com suas caraterísticas e peculiaridades. Na aplicação a finanças foram coletados os dados de inputs e outputs do sítio eletrônico da BOVESPA, posteriormente foi rodado os dados no DEA-Solver (LV8), utilizando o modelo BCC-O. Concluiu-se que o modelo BCC é mais adequado para os dados uma vez que as DMUs apresentaram retornos de escala diferentes e a Eletropar se mostrou como 1º no ranking de eficiência, mas todas as outras apresentaram nível acima de 90%, que significa que podem implementar mudanças a curto e médio prazo para se tornarem eficientes.

Biografia do Autor

Antonio Marcos Bezerra, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrando do Mestrado Acadêmico em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federeal do Ceará (UFC) e especialização lato sensu em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Igor Bernardi Sonza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professor do Departamento de Ciências Administrativas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Roberto Portes Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Engenharia Mecânica (2002) e Administração (2005), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor do departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

BANKER, R. D.; CHARNES, A.; COOPER, W. W. Some models for estimating technical and scale inefficiencies in Data Envelopment Analysis. Managment Science n. 30, p. 1078-1092, 1984.

CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. L. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research n. 2, p. 429-444, 1978.

DEBREU, G. The coeficient of resource utilization. Journal of Econometric Society, v. 19, n. 3, 1951.

FAÇANHA, L. O.; MARINHO, A. IPEA. Texto para discussão n. 813, 2001.

FARREL, M. J. The measurement of productive efficiency. Journal of the Royal Statistic Society, series A, n. 3, p. 253-290, 1957.

JUBRAN, A. J. Modelo de análise de eficiência na administração pública: estudo aplicado às prefeituras brasileiras usando a análise envoltória de dados. São Paulo. 224p. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo, 2006.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

KOOPMANS, T. C. Na analysis of production as na eficiente combination of activities. in: Wiley, jone. Activity analysis of production and allocation. New York Cowles Comission for Reaserch in Economics, 1951.

LOPES, A. L. M. Um modelo de análise envoltória de dados e conjuntos difusos para avaliação cruzada de produtividade e qualidade de departamentos. Florianópolis. Tese (Doutorado). Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, 1998.

MARIANO, B. E.; ALMEIDA, M. R.; REBELATTO, D. A. N. Peculiaridades da Análise por Envoltória de Dados. In: XII SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (SIMPEP 2006), Universidade Estadual Paulista - UNESP, 2006, Anais.

MIRANDA, M. G. Análise da Eficiência de Unidades de Negócio do Varejo Utilizando DEA. Fortaleza. 80p. Dissertação (Mestrado Profissional) - Centro de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual do Ceará, 2015.

MOITA, M. H. V. Um modelo de avaliação de eficiência técnica de professores universitários utilizando análise envoltória de dados: o caso dos professores da Área de Engenharia. Florianópolis. Tese (Doutorado). Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

PAIVA JUNIOR, H. Avaliação de desempenho de ferrovias utilizando a abordagem integrada DEA/AHP. Campinas. 178p. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Engenharia Civil. Universidade Estadual de Campinas, 2000.

SIMONISHI, M. L. S. Análise envoltória de dados aplicada na avaliação do emprego de recursos humanos dos centros municipais de educação infantil do município de Maringá. Curitiba. Dissertação (Mestrado). Pós-Graduação em Engenharia. Universidade Federal do Paraná, 2005.

SOARES MELLO, J. C. C. B.; GOMES, E. G.; BIONDI NETO, L.; LINS, M. P. E. Suavização da fronteira DEA: o caso BCC tridimensional. In: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DENTEINVESTIGAÇÃO OPERACIONAL, 2004.

SOARES MELLO, J. C. C. B.; GOMES, E. G.; MEZA, L. A.; BIONDI NETO, L. Curso de Análise de Envoltória de Dados. In: XXXVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 2005.

SOUZA, M. V. P. Uma abordagem Bayesiana para o cálculo dos custos operacionais eficientes das distribuidoras de energia elétrica. Rio de Janeiro. 153p. Tese (Doutorado). Engenharia Elétrica. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2008.

Downloads

Publicado

2022-02-14

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa