DESEMPENHO NO SERVIÇO PÚBLICO JUDICIÁRIO

UM ESTUDO DE CASO COMPARATIVO DE EFICIÊNCIA ENTRE DUAS UNIDADES ANTAGÔNICAS DA CENTRAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS DO RECIFE E CRIAÇÃO DE MODELO DE BOAS PRÁTICAS

Autores

  • Luciano Barbosa da Silva Barbosa Centro Universitário UniFBV

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer e analisar as práticas adotadas num Juizado Especial Cível de Recife, a partir da percepção dos agentes públicos, comênfase na produtividade. O bom desempenho do judiciário é algo a ser buscado e esperado por todos os usuários. O Conselho Nacional de Justiça estabeleceu metas aprovadas pelos presidentes dos tribunais do Brasil, com o fim de dar celeridade processual. Para se fazer o estudo, explicou-se os conceitos de eficiência avaliada pelos critérios da produtividade e da qualidade, bem como eficácia e serviço público. A metodologia utilizada caracterizou a pesquisa como qualitativa e em relação ao objeto da pesquisa foi exploratória e descritiva, utilizando-se a modalidade do estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram dois juizados especiais do Recife, escolhidos com base no critério de menor acervo processual. A partir dos dados obtidos através da entrevista, foi utilizado o método da análise de conteúdo, refletindo sobre as melhores práticas adotadas nestes juizados para obter uma melhor produtividade. Os principais resultados do estudo indicam que as unidades adotam métodos de trabalho que buscam a conclusão rápida do processo, utilizando-se de meios que desburocratizam o procedimento e antecipam o julgamento, com dispensa de audiência. Além disso, estabelecem metas para zerar o trabalho diariamente. Isso foi possível dando-se autonomia aos servidores para movimentar os processos, que também procuram resolver as pendências processuais do juizado que passaram desapercebidas valendo-se dos mecanismos de controle da corregedoria. O comprometimento da equipe com o resultado e cooperação entre os membros foram fatores imprescindíveis para o bom desempenho da unidade.

Referências

Serviço público é toda atividade de oferecimento de utilidade ou comodidade material destinada à satisfação da coletividade em geral, mas fruível singularmente pelos administrados, que o Estado assume como pertinente a seus deveres e presta por si mesmo ou por quem lhe faça as vezes, sob um regime de Direito Público - portanto, consagrador de prerrogativas de supremacia e de restrições especiais -, instituído em favor dos interesses definidos como públicos no sistema normativo (BANDEIRA DE MELO, 2014, p. 695).

um conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, obter indicadores quantitativos ou não, que permita a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) das mensagens (BARDIN, 1977, p. 48).

Downloads

Publicado

2022-02-14

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa