ESPORTES RADICAIS E DE AVENTURA COMO POSSIBILIDADE DE CONTEÚDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • José de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • Izabel Christina Lopes de Souza Alves Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i3.23

Resumo

Está pesquisa investigou as matrizes dos cursos de Educação Física da Região Metropolitana do Cariri, cruzando com trabalhos bibliográficos sobre as possibilidades dos Esportes Radicais e de Aventura nas aulas de Educação Física escolar. O objetivo da atual pesquisa é perceber através de uma revisão sistemática as possibilidades de inserção dos esportes radicais e de aventura como práticas educacionais nas aulas de Educação Física, bem como analisar as matrizes curriculares de formação de professores de Educação Física no que se refere a disciplinas ligadas aos esportes radicais e de aventura na formação inicial. O presente estudo caracteriza-se como descritivo através de uma revisão sistemática, sendo necessárias as seguintes etapas para sua elaboração: levantamento teórico bibliográfico, a revisão integrativa e a consulta às fontes de pesquisas elaboradas pelas instituições nas matrizes curriculares com foco quanti-qualitativo. Após a análise dos trabalhos pode-se perceber que os profissionais não inserem os conteúdos por não possuem conhecimento e formação durante a formação inicial. Para análise das matrizes das instituições pesquisadas, três trazem disciplinas ligadas à área pesquisada de modo obrigatório, uma como disciplina eletiva e a outra não oferta disciplina que englobe os Esportes Radicais e de Aventura. Visto a quantidade e a diversidade de conteúdos existentes na área da Educação Física, trazidos nos documentos oficiais como conteúdo que devem ser inseridos nas aulas, a formação de professor nessa área são mínimas ou inexistentes nas matrizes curriculares avaliadas.

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Publicado

2018-10-29

Edição

Seção

Artigos de Revisão