No outdoor: o discurso do PL 504/20 e a exclusão da diversidade LGBTQIA+ na publicidade em SP

Autores

  • Jonatas Nascimento Silva Centro Universitário UniFavip
  • Pedro Henrique Alves Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Resumo

Como objeto de estudo, tomou-se o Projeto de Lei nº 504/2020 proposto pela Deputada Estadual Marta Costa, no Estado de São Paulo, objetivando articular a ordem discursiva deste com os elementos teóricos da constituição-legislação simbólica e dos processos de exclusão social através da vedação à publicidade que transmita a diversidade LGBTQIA+ para crianças e adolescentes. A presente pesquisa se configura como qualitativa-descritiva e apresentou a relação entre publicidade, cultura e representatividade, os aspectos psicossociais da identidade e dos processos de exclusão social e os construtos teóricos necessários para a concepção do discurso jurídico e a constituição-legislação simbólica somada aos conteúdos constitucionais e infraconstitucionais vigentes, em seguida, analisou-se a ordem do discurso identificada no projeto através da técnica de análise crítica do discurso para, por fim, articulá-la com os aspectos teóricos descritos.

 

Biografia do Autor

Jonatas Nascimento Silva, Centro Universitário UniFavip

Mestre em Gestão Empresarial, na linha de pesquisa de Marketing e Negócios Internacionais pelo Centro Universitário UniFbv (2021). Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário UniFavip (2016). Especialista em Comunicação Empresarial e Mídias Digitais pelo Centro Universitário UniFavip (2018). 

Pedro Henrique Alves Santos, Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Bacharelando em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF).

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Publicado

2022-03-01

Edição

Seção

Dossiês