Uns Quês e Alguns Poréns

Uma Compreensão Funcionalista das Atitudes Políticas

Autores

  • Matheus Alves Custódio Centro Universitário Vale do Salgado
  • Jéssica Queiroga de Oliveira Universidade Federal da Paraíba

Resumo

A política, por se tratar de um fenômeno enraizado no cerne das relações humanas, constitui-se enquanto desenvolvimento, produção e manutenção da vida, sendo percebida através de atitudes capazes de gerir ações em prol da cidadania, dos direitos e das decisões que regem a existência em sociedade. Objetivou-se, mediante análises empíricas, compreender a relação que há entre valores humanos e atitudes políticas. Contou-se com uma amostra, não probabilística, de 204 estudantes universitários da cidade de Icó (CE), apresentando idade média de 21.4% anos (DP = 4.29), em maioria do sexo feminino (84.8%) e praticantes da religião católica (65.9%). Foram utilizados para a coleta de dados, os seguintes instrumentos: a Escala de Atitudes Sociais Perante à Política, o Questionário dos Valores Básicos e um Questionário Sociodemográfico. Os resultados propuseram que subfunções valorativas, especificamente, de motivador humanitário como suprapessoal e interativa estão associadas as atitudes políticas. Concluiu-se que os valores podem ser uma variável importante na explicação das atitudes políticas, sobretudo, aqueles que favorecem maior abertura à mudança e socialização.

Biografia do Autor

Matheus Alves Custódio, Centro Universitário Vale do Salgado

Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Social (GPPS).

Jéssica Queiroga de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político (GPCP).

Downloads

Publicado

2022-02-14

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa