PLANTÃO PSICOLÓGICO E DECOLONIALIDADE: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS E POLÍTICAS SOCIAIS NO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
O estudo apresentado trata-se de uma discussão sobre a emergência do Plantão Psicológico (P. P.) no contexto da pandemia da Covid-19, abordando-o a partir da perspectiva decolonial do conhecimento, além da discussão sobre a formação de profissionais de Psicologia. Ao questionar uma formação atravessada pelo eurocentrismo, se justifica a importância da decolonialidade para a Psicologia como ciência. Apresenta-se a compreensão do P. P. como possibilidade de Política Social, instrumento importante para o cuidado em saúde mental enquanto Política Pública. O percurso metodológico empregado foi a discussão teórica sobre Plantão Psicológico em interlocução com as compreensões decoloniais de sujeito, a partir de autores destacados na literatura de ambas as temáticas. Por fim, evidencia-se a sua potência de transformação social a partir da conscientização sócio-política dos indivíduos, bem como sua importância nas políticas públicas, enquanto atualidade, principalmente no contexto da pandemia da Covid-19.
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