PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EJA

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTCA DOCENTE

Autores

  • Francisca Pereira de Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Antunes Ferreira da Silva Universidade Federal de Campina Grande / Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade compreender o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir das práticas pedagógicas adotadas pelos educadores que trabalham nessa modalidade de ensino. Tendo em vista o problema aqui abordado, a metodologia utilizada se subdivide em: método de abordagem dedutivo, método de procedimento monográfico e técnica de pesquisa a documentação indireta bibliográfica. A revisão literária foi crucial afim de obter o suporte necessário para compreender a temática abordada. A pesquisa preocupa-se em abordar as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino aprendizagem da EJA. Para tanto, a construção desse texto deu-se a partir da contribuição de diversos autores pesquisados. Busca reconhecer a base legal e as políticas educacionais da EJA, como se desenvolveu a política educacional em torno dessa modalidade de ensino e seus avanços no decorrer da história. Ao longo do desenvolvimento desse artigo, analisou-se as práticas educacionais que norteiam a Educação de Jovens e Adultos, refletindo sobre a importância de uma prática pedagógica diferenciada da utilizada no ensino regular. É preciso articular teoria e prática, inserindo no currículo o cotidiano dos sujeitos envolvidos no processo educacional. A formação continuada dos docentes também é essencial para a discussão das práticas pedagógicas destinadas a EJA. A formação docente é essencial para a construção da EJA numa perspectiva democrática e liberadora. O professor da EJA deve articular em sua proposta pedagógica elementos que possibilitem alcançar os objetivos propostos de acordo com os alunos de sua turma. É função da escola formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade, é notório que para alcançar tal objetivo é necessário que o fazer pedagógico aconteça através de um trabalho reflexivo e coletivo, no qual sejam consideradas as expectativas dos alunos, principais atores do processo, seus objetivos, suas vivências e principalmente o contexto social no qual estão inseridos. Contudo, uma prática educacional inovadora, desafiadora tanto para educadores como para educandos deve ser colocada em prática, não distante da realidade dos educandos nessa modalidade, uma proposta de ensino diferenciada que leve em consideração acima de tudo à trajetória de vida, os objetivos e as perspectivas dos estudantes.

Biografia do Autor

Antunes Ferreira da Silva, Universidade Federal de Campina Grande / Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe

Professor de Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande

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Publicado

2022-08-26

Edição

Seção

Artigos de Revisão