ANÁLISES SOBRE A PERCEPÇÃO DAS CAUSAS DA POBREZA A PARTIR DAS PESSOAS QUE VIVEM A POBREZA E DA ELITE LOCAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v6i2.318

Resumo

O artigo busca analisar as percepções sobre as causas da pobreza identificadas por pessoas em situação de pobreza e da elite local, pertencentes a uma cidade do interior do Ceará. Reconhece-se que há pelo menos três perspectivas de percepção, sendo estas individualistas, fatalistas e estruturais. Cada uma destas, implica uma forma de analisar e de intervir diante da pobreza. Essa pesquisa utiliza dados secundários advindos de duas outras pesquisas realizadas por estes autores, que buscaram identificar questões relativas à pobreza. As análises foram realizadas por intermédio do software Iramuteq. Os resultados apontam que a percepção individualista é mais presente que as demais, associada a uma culpabilização dos sujeitos pelas próprias condições de pobreza. Ademais, a existência de subempregos, trabalhos informais é vista como alternativa para resistir, e àqueles que não aderem a estes, são vistos como acomodados e preguiçosos. Para tanto, também é percebido que existem oportunidades distintas a quem ocupa a elite e quem ocupa posição de pobreza, favorecendo a continuidade dessa estrutura desigual. Como também a ausência de políticas públicas ou iniciativas privadas que ofertem melhores condições de trabalho e renda na localidade. Outro fator relevante foi a questão etária, quanto mais velhas as pessoas mais adesão a percepção individualista. Na mesma medida é reconhecida as diferenças de oportunidades de trabalho e subsistência a homens e mulheres pobres.

Palavras-chave: Pobreza. Causas da pobreza. Situação de pobreza. Elite local.

Biografia do Autor

Vilkiane Natercia Malherme Barbosa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga (UFPI), mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (bolsista CAPES). Especialista em caráter de residência em Saúde da Família/Atenção Básica (UFPI). Docente do Centro Universitário Estácio (Ceará), Brasil.

JamesFerreira Moura Júnior, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Adjunto do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e do Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Pós-doutorado na Universidade de Bristol no Reino Unido (2023-2025). Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa (FUNCAP) no período 2023-2025.

Roger Silva Sousa, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo (UFPI), mestre e doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Cientista de dados do Comitê de Prevenção e Combate à Violência na Assembleia Legislativa do Ceará.

Downloads

Publicado

2023-09-16

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa