A INSERÇÃO DAS MULHERES NO CONTEXTO CIENTÍFICO: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v6i3.327

Resumo

Ainda de maneira incipiente, as mulheres vem ocupando lugares como trabalhadoras no contexto científico, sendo reconhecidas como contribuintes para o avanço da área. No entanto, assim como em qualquer outra profissão predominantimente masculina, no meio científico também se deparam com diversas barreiras a superar. Assim, o objetivo deste artigo é analisar o lugar ocupado por mulheres na ciência, bem como compreender os principais desafios que experimentam e as formas de enfrentamento que utilizam para superá-los. Para tanto, como método valeu-se da revisão narrativa da literatura, abarcando artigos nacionais e internacionais publicados predominantimente nos últimos cinco anos. Contudo, para ampliar a análise, trabalhos de autores(as) compreendidos como clássicos também foram adotados. Diante da análise das publicações, pode-se identificar alguns fatores, como: uma baixa participação de mulheres cientístas em cargos de liderança; desiguladades ainda mais acentuadas quando são considerados os fatores étinico-raciais como elementos interseccionais que marcam as relações de poder da sociedade; sobrecarga ao tentar manejar as atividades doméstica, família e a cicência, principalmente frente ao teletrabalho; um sentimento de culpa ao se dedicarem à carreria científica; inversamente a esse sofrimento, assinalou-se a rede de apoio como fundamental para a redução da sobrecarga. Desse modo, compreende-se que os movimentos feministas foram e são de suma importância para a inserção das mulheres em contextos tradicionalmente ocupado pelos homens, principalmente no âmbito da carreira científica, haja vista as desigualdades interseccionais que ainda são perpetradas. Contudo, devem-se realizar novos estudos para que se possam aprofundar as intersecções classe, raça e gênero.

Palavras-chave: Mulheres nas ciências. Feminismo. Maternidade e trabalho.

Biografia do Autor

Michelle Costa Ramos Fonseca, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas/MG. Especialista em Psicologia Clínica: avaliação psicológica e psicoterapia com ênfase em psicanálise. Atualmente é professora no curso de graduação em Psicologia da Faculdade Pitágoras - Campus Poços de Caldas/MG.

Estela Douvlets, Universidade Cidade São Paulo

Mestre em Psicologia da Saúde - UMESP. Especialista em Neuropsicologia - FG, Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana - ENSP- FIOCRUZ, Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços da Saúde - Faculdade de Medicina do ABC. Graduada em Fisioterapia - Unicid. Graduanda em Psicologia - UNICID. 

Luan Junior Soares, Faculdade Anhanguera

Graduando em Psicologia na Faculdade Anhanguera de Poços de Caldas-MG.

Carlos Sousa Filho, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP (IP/USP). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pela UNIFEG. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Professor do curso de Psicologia na UNICID. 

Miria Benincasa, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação pela USP/SP. Mestra em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Graduada em Psicologia pela Universidade de Uberaba/MG. Professora da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS).

Cristiano de Jesus Andrade, Universidade Ibirapuera (UNIB)

Doutor (2022) e Mestre (2018) em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Especialista (2016) em Psicoterapia Breve Operacionalizada pela Universidade Paulista - UNIP. Graduado (2012) em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista-UNIFAE. Docente permanente do PPG em Psicologia da Universidade do Ibirapuera (UNIB).

Downloads

Publicado

2024-01-03

Edição

Seção

Artigos de Revisão