PROCESSO DE MINISTRAR UMA AULA NA MONITORIA ACADÊMICA COMO RECURSO DE INCENTIVO À DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v6i3.333Resumo
Trata-se de um relato de experiência sobre as aulas ministradas por monitores acadêmicos das disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem para o curso de Licenciatura em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará. Tendo em vista as atribuições da atuação em monitoria relacionadas ao ensino e aprendizagem, notou-se que, ao planejar uma aula a bibliografia, o plano de aula, a adaptação ao público-alvo, a atuação docente com enfoque colaborativo e o preparo de recursos didáticos coerentes são essenciais. Assim como, na execução da aula, o gerenciamento da tensão pessoal, a atenção à linguagem verbal e não verbal da turma, a criatividade no auxílio à compreensão do conteúdo e a gestão do tempo são fatores importantes. Portanto, em termos avaliativos do processo, foi perceptível o caráter interdisciplinar enriquecedor da vivência como monitores de outro curso, e o aprofundamento da teoria por meio da prática supervisionada.
Palavras-chave: Aula. Monitoria Acadêmica. Psicologia.
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