PROCESSO DE MINISTRAR UMA AULA NA MONITORIA ACADÊMICA COMO RECURSO DE INCENTIVO À DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v6i3.333

Resumo

Trata-se de um relato de experiência sobre as aulas ministradas por monitores acadêmicos das disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem para o curso de Licenciatura em Filosofia na Universidade Estadual do Ceará. Tendo em vista as atribuições da atuação em monitoria relacionadas ao ensino e aprendizagem, notou-se que, ao planejar uma aula a bibliografia, o plano de aula, a adaptação ao público-alvo, a atuação docente com enfoque colaborativo e o preparo de recursos didáticos coerentes são essenciais. Assim como, na execução da aula, o gerenciamento da tensão pessoal, a atenção à linguagem verbal e não verbal da turma, a criatividade no auxílio à compreensão do conteúdo e a gestão do tempo são fatores importantes. Portanto, em termos avaliativos do processo, foi perceptível o caráter interdisciplinar enriquecedor da vivência como monitores de outro curso, e o aprofundamento da teoria por meio da prática supervisionada.

Palavras-chave: Aula. Monitoria Acadêmica. Psicologia.

Biografia do Autor

Camila Christina Malessa de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Acadêmica de Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681011877223269 Orcid: https://orcid.org/0009-0005-4127-9946 E-mail: camila.malessa@aluno.uece.br

Erik Willyam Nogueira Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Lattes: http://lattes.cnpq.br/6853744195620297 Orcid: https://orcid.org/0009-0004-2792-3689 E-mail: erikwillyam@hotmail.com

Fábio Pinheiro Pacheco, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Ceará (UECE). CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7580641163210143 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4139-1506 E-mail: fabio.pacheco@uece.br

Downloads

Publicado

2024-01-02

Edição

Seção

Relatos de Experiência