Entre a dureza das institucionalidades e um “chão” para re(criar) ações em Psicologia e Educação na pandemia por COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i1.340Resumo
Este texto é um relato de experiência de estágio em Psicologia Escolar/Educacional que recorre às análises construídas entre estagiárias e supervisores no curso das ações realizadas na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), durante o ano de 2021, ou seja, durante o ensino remoto por conta da pandemia por Covid-19. Diante do desafio de uma Psicologia Escolar/educacional crítica e micropolítica, pretende-se acessar o plano de invenção das ações no âmbito de uma política pública de incentivo ao protagonismo juvenil. Pela análise de implicação com a qual se narra "o dia a dia" virtual e seu registro nos diários de campo, algumas cenas são destacadas pondo em jogo movimentos, tensões e limites das práticas e seus efeitos formativos para estagiárias e supervisores, assim como o plano ético que pode sustentar a coletivização das saídas desenhadas nas situações apresentadas.
Palavras-chave: Micropolítica; Psicologia Escolar/Educacional; Estágio supervisionado; COVID-19.
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