LAMPARINA: A EXPERIÊNCIA DE UM GRUPO DE ESTUDOS EM SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v6i3.353Resumo
Objetivo: Analisar a aquisição o conhecimento de estudantes de psicologia acerca da temática em saúde mental a partir da experiência de participação no grupo de estudo de universitários de uma instituição de ensino privada localizada na cidade de Fortaleza. Metodologia: Trata-se de uma investigação que adota procedimentos mistos (qualitativos e quantitativos), oriundos de um questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas. Construído, inicialmente, para avaliar o quanto os participantes do grupo conheciam sobre a temática da saúde mental e atenção psicossocial. Sua aplicabilidade ocorreu em dois momentos: o primeiro antes de iniciar as atividades, e o segundo quando encerrou o primeiro semestre de atividades do grupo. As perguntas realizadas eram essencialmente as mesmas nos dois momentos. Resultados: Os estudos apontam que os estudantes iniciam o percurso formativo ainda sem conhecimento de conceito básicos do campo da saúde mental e atenção psicossocial, mas, que a participação no Lamparina os sensibiliza para tal. Conclusão: As atividades desenvolvidas têm saldo positivo, promovendo grande contribuição aos participantes, ampliando o entendimento sobre saúde mental, reforma psiquiátrica, desafios manicomiais na população brasileira. Fazendo a compreensão sobre a atuação do profissional de psicologia ser de fácil entendimento pelos participantes.
Palavras-chave: Psicologia. Grupo de Estudos. Perspectiva Psicossocial. Saúde Mental.
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