Elaboração de uma cartilha educativa sobre doença de chagas para profissionais de saúde: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i1.372

Resumo

A Doença de Chagas é endêmica em 21 países do Continente Americano, dentre eles o Brasil e o Estado do Ceará. Por ser uma doença negligenciada, o desenvolvimento de tecnologias educacionais em saúde desempenha um papel fundamental na abordagem da Doença de Chagas. O objetivo deste trabalho foi descrever a experiência da elaboração de uma cartilha educativa sobre Doença de Chagas para profissionais de saúde. Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência acerca da produção de uma cartilha educativa. O material tecnológico foi desenvolvido em um cenário de prática ensino-serviço-comunidade por residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva (RMSC) da Universidade Regional do Cariri-URCA. A cartilha, “O Trypanosoma cruzi e a Doença de Chagas” contou com 33 páginas, cerca de dez Agentes Comunitário de Endemias (ACE) tiveram acesso a cartilha e ao final da apresentação do conteúdo, o feedback oral foi satisfatório. Dessa forma, as atividades de educação em saúde foram avaliadas de forma positiva pelos trabalhadores. A construção da cartilha educativa oportunizou a aproximação e o aprofundamento com o tema proposto, sendo capaz de sensibilizar a população alvo e contribuir no enfrentamento da Doença de Chagas. 

Palavras-chave: Educação Permanente em Saúde; Material Educativo; Trypanosoma cruzi.

Biografia do Autor

Cicera Simoni da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura, pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2021), com especialização em BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR, Residente Multiprofissional em Saúde Coletiva (R2) na Universidade Regional do Cariri - URCA. Durante a graduação foi bolsista do Programa de Iniciação a Pesquisa Científica - PIBIC/FUNCAP. Desenvolveu pesquisa na área de toxicologia e neuroproteção com a suplementação de antioxidantes naturais em modelos alternativos. Integrante do Projeto Voluntário Muda Mais, com desenvolvimento de praticas pedagógicas na área de sustentabilidade e meio ambiente.

Sâmera Braga da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

Pós - Graduanda em Saúde da Família pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Pós- Graduanda em Educação Física e Saúde pelo Instituto Prominas. Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2019).

Juvêncio César Lima de Assis, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduado em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria - Cajazeiras PB (2011), Pós Graduado em Recursos Cinesioterapêuticos, Faculdade Santa Maria - Cajazeiras PB (2012), Pós Graduado em Gestão da Educação na Saúde para Preceptores do SUS - Hospital Sírio Libanês (2014), Pós Graduado em Fisioterapia Respiratória e Intensiva, Centro de Treinamento São Camilo Cariri - Crato CE (2015), cursou Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará-ESP (2016). Prefeitura Municipal de Altaneira CE como fisioterapeuta assistencialista no Hospital Municipal e na Clinica de Fisioterapia Municipal e Prefeitura Municipal de Araripe CE, fisioterapeuta assistencialista na atenção primária. Atualmente residente no Programa de Residência Multiprofissioal em Saúde Coletiva - URCA.

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Publicado

2024-05-30

Edição

Seção

Relatos de Experiência