A HISTÓRIA COMO PROCESSO: NARRATIVA HISTÓRICA, MODERNIDADE E RAZÃO DO OCIDENTE NO PENSAMENTO DE VOLTAIRE

Autores

  • Viviane da Silva Araújo Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i1.4

Resumo

Este artigo analisa o conceito moderno de História tal como definido pelo filósofo francês François-Marie Arouet, mais conhecido simplesmente como Voltaire, em seu Dicionário Filosófico, publicado em 1764. A análise parte de uma apreciação mais minuciosa do verbete História, no qual Voltaire define quais seriam os princípios fundamentais da escrita da História para que esta fosse pertinente ao conhecimento da verdade e ao desenvolvimento da razão; bem como do verbete cadeia dos acontecimentos, no qual o filósofo acrescenta uma característica central a esta moderna concepção da História: a importância de se buscar sua linha mestra, isto é, de encontrar a lógica oculta que estaria regendo eventos aparentemente desconexos entre si. Por meio dessa análise, objetiva-se compreender as aproximações entre o moderno conceito de História e o projeto iluminista de formação do homem para o exercício do senso crítico e auto aperfeiçoamento; projeto iluminista que, embora se fundamentasse a partir de uma perspectiva ocidental ou, mais precisamente, da experiência da modernidade europeia do século XVIII, entendeu a si próprio como um processo universal, pretensamente capaz de abarcar toda a história da humanidade em todos os tempos e espaços.

Biografia do Autor

Viviane da Silva Araújo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Doutora em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, vinculada ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História.

Referências

ARAÚJO, Ricardo Benzaquen. "História e narrativa". In: MATTOS, Ilmar R. Ler e escrever para contar. Rio de Janeiro, Access Editora, 1999.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspetiva, 2003.

ARISTÓTELES. Da Arte Poética. São Paulo: Martin Claret, 2004.

AUERBACH. Mimesis. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Campinas/SP: Editora da Unicamp, 1997.

KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise. Rio de Janeiro: Eduerj: Contraponto, 1999.

__________. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2006.

SANTANA, Christine Arndt de. "O Dicionário Filosófico de Voltaire: arma em favor da educação". In: Revista de Tempos e Espaços em Educação, UFS, v. 3, jul./dez. 2009

VOLTAIRE, François Marie Arouet de. Dicionário filosófico. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

WHITE, Hayden. Meta-história: a imaginação histórica do século XIX. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1992.

Downloads

Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa