Teoria da Reprodução Social em Tithi Bhattacharya

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.404

Resumo

Releituras contemporâneas dos escritos e formulações teóricas, sociais e econômicas de Karl Marx, tem sido realizada por pensadoras feministas, tencionando especificamente o trabalho doméstico reprodutivo e suas interfaces com as questões de gênero, sexualidade e raça, em perspectiva histórica, bem como, no cenário neoliberal mundial contemporâneo. O presente estudo tem como objetivo: apresentar uma reflexão-síntese sobre a Teoria da Reprodução Social (TRS) presente nos escritos de Tithi Bhattacharya. Partindo de uma abordagem qualitativa, de nível exploratório, o presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica sobre TRS. Considera-se com base nos escritos de Bhattacharya que o trabalho humano é central na criação e reprodução da sociedade, todavia, no capitalismo (neoliberal) o trabalho que é reconhecido, é aquele de tipo produtivo e que gera acumulação de capital, ao passo que, os trabalhos de reprodução do trabalhador (cuidados familiares, domésticos e comunitários), não são reconhecidos e não remunerados no espaço do lar.

Palavras-chave: Teoria da Reprodução Social; Tithi Bhattacharya; Trabalho reprodutivo.

Biografia do Autor

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor da Universidade Regional do Cariri (URCA) - Campus Campos Sales. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC).Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO).Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Kurios (FAK).Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia da Universidade Regional do Cariri (URCA/CNPQ); e, Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias da Universidade de Pernambuco.

Referências

ARRUZZA, Cinzia, BHATTACHARYA, Tithi, FRASER, Nancy. Feminismo para os 99% [recurso eletrônico]: um manifesto. São Paulo: Boitempo, 2019.

BHATTACHARYA, Tithi. (Org.). Teoria da Reprodução Social: remapeamento de classe, recentralização da opressão. São Paulo: Elefante, 2023.

BHATTACHARYA, Tithi. Como não passar por cima da classe: reprodução social do trabalho e a classe trabalhadora global. In: BHATTACHARYA, Tithi. (Org.). Teoria da Reprodução Social: remapeamento de classe, recentralização da opressão. São Paulo: Elefante, 2023a.

BHATTACHARYA, Tithi. Mapeando a teoria da reprodução social. In: BHATTACHARYA, Tithi. (Org.). Teoria da Reprodução Social: remapeamento de classe, recentralização da opressão. São Paulo: Elefante, 2023b.

DENZIN, Norman K.; LICOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006.

FEDERICI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.

FONSECA, Rhaysa. Contribuições da Teoria da Reprodução Social para o debate contemporâneo sobre as opressões. Marx e o Marxismo-Revista do NIEP-Marx, v. 7, n. 13, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I. 40. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2023.

VOGEL, Lise. Prefácio. In: BHATTACHARYA, Tithi. (Org.). Teoria da Reprodução Social: remapeamento de classe, recentralização da opressão. São Paulo: Elefante, 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Dossiês