Relações entre a Educação Infantil e a Festa do Pau da Bandeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.409

Resumo

A presente pesquisa de cunho bibliográfico e de natureza qualitativa busca analisar os trabalhos já realizados cujo objeto de estudo seja a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha e suas relações com a educação infantil. As pesquisas foram realizadas no repositório de teses e dissertações da CAPES e na Revista Científica Scielo. Concluiu-se que apesar da existência de vários estudos envolvendo a festa em questão, pesquisas que contemplem o papel da criança como protagonista nos aspectos culturais de sua localidade a partir das vivências e das práticas pedagógicas na escola, ainda são escassos no âmbito acadêmico.

Palavras-chave: Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio em Barbalha; Educação Infantil; Práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

Josier Ferreira da Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Licenciado em Geografia (1989), Licenciado em História (1995) pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Especialista Análise Ambiental Urbana pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN/URCA. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN/PRODEMA, (2001) e Doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Professor Associado da Universidade Regional do Cariri - URCA do Mestrado Profissional em Educação - MPEDU, da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Referências

BAKER, Patricia Andrea Godinho. Caminhos do Círio: saberes, culturas e vivências infantis no Círio de Nazaré Belém. 2019. 144 f. Dissertação. (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.

CEARÁ. Secretaria de Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental (DCRC). Fortaleza: SEDUC, 2019.

GINO, Désirée de Sá Barreto Diaz. A interface entre os saberes formais e informais mediados pelas escolas de ensino fundamental de Barbalha/ce em interatividade com as práticas culturais camponesas. 2020. 172f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Regional do Cariri, Crato. 2020.

MARCHESAN, Alexandra Pozzatti. Trilha divertida dos capitéis de Nova Palma (RS): a educação patrimonial na educação infantil. 2023. 166 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023.

NOGUEIRA, Rafaelly Carneiro dos Santos. Contribuições da educação patrimonial na escola de ensino médio de tempo integral Virgílio Távora no fortalecimento da salvaguarda dos bens culturais da cidade de Barbalha-CE. 2021. 159 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Universidade Regional do Cariri, Crato, 2022.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RODRIGUES, Auro de Jesus. Metodologia Científica. São Paulo: Avercamp, 2006.

RODRIGUES, Hugo de Melo. Patrimônio cultural de Barbalha na formação estética de professores do ensino básico: elementos do círculo estético-dialógico. 2016. 129 f. Mestrado em Educação. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

SCIFONI, Simone. Patrimônio e educação no Brasil: o que há de novo? Educação & Sociedade, v. 43, e255310, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/zK7BLX6XmXMX5QnZFhLbRBS/?format=pdf&lang=pt> Acesso em: 16 de ago. 2023.

SILVA, Jonisley Soares da. A percepção e representação do patrimônio cultural de Barbalha-CE na educação geográfica: reflexões a partir de uma experiência na escola Virgílio Távora. 2022. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Universidade Regional do Cariri, Crato, 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Dossiês