Crenças de professores de língua inglesa sobre o uso do livro didático
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.422Resumo
Os estudos sobre crenças de alunos e de professores, ancorados na Linguística Aplicada, têm sido importantes para aprimorar o ensino e a aprendizagem devido sua relação direta com a sala de aula. O presente trabalho tem como objetivo analisar as crenças dos professores de língua inglesa sobre o uso do livro didático nas aulas do ensino médio em escolas públicas, procurando compreender como ele é utilizado pelos professores nas aulas e como estes avaliam a importância desse recurso didático. Para atingir esse objetivo, foi conduzida uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa por meio da plataforma Google Forms com sete professores de língua inglesa. Os dados foram analisados a partir das orientações de Kalaja (1995) e Barcelos (2001) sobre como identificar e analisar as crenças. Os resultados mostram que os professores acreditam que o livro didático de língua inglesa é um recurso didático importante e facilitador. Entretanto, não é possível realizar todas as atividades propostas, pois o número de aulas é insuficiente e algumas atividades estão acima dos níveis linguísticos dos alunos. Busca-se com esse trabalho contribuir para futuras pesquisas sobre crenças de professores sobre o uso de livros didáticos em escolas públicas.
Palavras-chave: Crenças; Ensino de Língua Inglesa; Livro Didático.
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