O PIBID como lugar de pesquisa sob a perspectiva do(a) professor(a) supervisor(a)
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.451Resumo
O trabalho apresenta como temática o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como possível lugar de formação pela e para a pesquisa, na perspectiva do/a professor/a supervisor/a, trazendo como pergunta norteadora: Qual o alcance do PIBID no incentivo à pesquisa na visão do/a professor/a supervisor/a? O estudo objetiva refletir sobre a importância da pesquisa no âmbito escolar na perspectiva de professores supervisores (as) do PIBID. A metodologia está pautada na abordagem qualitativa de pesquisa. Os participantes da pesquisa foram três supervisores/as do PIBID do subprojeto Pedagogia da Universidade Federal do Cariri (UFCA) de duas escolas da rede pública municipal de Brejo Santo-CE, que responderam perguntas referentes à temática do estudo, as quais foram analisadas pelo viés da Análise Textual Discursiva (ATD). O estudo permitiu compreender que o PIBID tem impulsionado e despertado nos professores supervisores um olhar mais reflexivo sobre sua prática pedagógica e contribuído para o revigoramento do seu processo de formação continuada, especialmente em relação a constituição do olhar de pesquisador.
Palavras-chave: Pesquisa; PIBID; Professor/a supervisor/a.
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