A formação continuada de professores(as): uma reflexão acerca da sua importância

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DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.463

Resumo

Discutirmos a formação de docentes no Brasil é pensarmos em diversas maneiras do ensinar e aprender, e do que necessita ser repensado e reconstruído. Para tanto, o objetivo da nossa pesquisa é apresentar os pensamentos dos(as) teóricos(as) da educação acerca da compreensão que têm sobre a formação continuada mostrando a sua importância aos docentes. Além disso, apresenta algumas reflexões sobre as limitações que atravessa esse processo. Assim, fizemos uso de um estudo bibliográfico, para que fosse possível esse diálogo próximo com os pesquisadores, Mizukami (2010), Cunha (2019) e Franco (2019) que abordam as compreensões conceituais sobre formação docente e desenvolvem pesquisas nesse campo da educação. Dessa forma, por meio deste estudo pudemos avançar no que diz respeito ao reconhecimento da importância de sermos professoras(es) ativas(os) na busca do conhecimento, que sentem a necessidade de estar em busca por formações cujo acompanhamento seja eficaz e que se avalie o que foi positivo e negativo, para reformularmos as práticas formativas construídas nos mais diversificados espaços.

Palavras-chave: Docentes; Formação continuada; Avanços formativos. 

Referências

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Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Dossiês