Formação de Professores que atuam nas escolas intramuros: alguns apontamentos para o processo ressocializador
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.471Resumo
O presente trabalho é resultado da pesquisa elaborada no processo de dissertação no Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri, URCA. A problemática se insere com o subsequente questionamento: Quais ferramentas são necessárias para implementar uma formação docente que seja eficiente para lidar com os educandos das escolas intramuros? A questão que se apresenta foi essencialmente discutida e investigada no processo da pesquisa, atendendo aos procedimentos metodológicos. A temática se apresenta com uma relevância cuja importância deriva das imbricações inerentes àquele que se pesquisa, atributos científicos para promoção científica que se organiza de acordo com a contribuição para a conjuntura acadêmica. Além disso, o trabalho teve suma importância para contribuir com a formação de professores que atuam nas escolas intramuros. Deste modo, o objetivo da pesquisa foi analisar a oferta da formação continuada de professores para atender as demandas das escolas presentes nas penitenciárias do estado do Ceará.
Palavras-chave: Formação de Professores; Escolas Intramuros; Ressocialização.
Referências
BRASIL, Serviços de informação. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2020/02/dados-sobre-populacao-carceraria-do-brasil-sao-atualizados. Acesso em: 11 de junho de 2023.
BRASIL. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Institui a Lei de Execução Penal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 jul. 1984.
CABRAL, P., ONOFRE, E. M. C., & LAFFIN, M. H. L. F. (2020). EJA e Trabalho Docente em Espaços de Privação de Liberdade. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/96663
DAVIS, Angela. A liberdade é uma luta constante. 1. Ed. São Paulo, Boitempo, p. 138, 2018.
MORAES, L. F.S; ONOFRE, E. M. C. Formação continuada de professores para as escolas em unidades de privação de liberdade. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/61420/html. Acesso em: 07 de junho de 2023.
ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação Escolar na Prisão na Visão dos Professores: um hiato entre o proposto e o vivido. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 1, p. 227-244, 2009.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.