Tornar-se: A experiência do grupo de encontro no contexto universitário
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v7i2.479Resumo
Este artigo apresenta a experiência do Grupo de Encontro "Tornar-se", coordenado por estudantes de Psicologia, com a participação de 16 indivíduos em encontros semanais, presenciais e remotos. O projeto visou criar um espaço acolhedor para universitários compartilharem sentimentos e experiências relacionadas a dificuldades acadêmicas. A vida acadêmica, com desafios como a transição para a vida adulta e a adaptação ao ambiente universitário, pode gerar ansiedade e sofrimento psicológico, afetando o desempenho e a qualidade de vida. Utilizando a Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers, o projeto ofereceu um ambiente seguro que promoveu aceitação incondicional, empatia e autenticidade, melhorando a integração e autoconfiança dos participantes. Os facilitadores incentivaram o autogerenciamento do grupo, promovendo crescimento pessoal e comunitário e proporcionando apoio emocional. Assim, os grupos de encontro se tornaram espaços de desenvolvimento e transformação, ajudando a reduzir o sofrimento psicológico e melhorando a qualidade de vida e desempenho dos estudantes, tanto social quanto academicamente.
Palavras-chave: Grupos de Encontro; Abordagem Centrada na Pessoa; Universitários.
Referências
ARIÑO, D. O.; BARDAGI, M. P. Relação entre Fatores Acadêmicos e a Saúde Mental de Estudantes Universitários. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 12, n. 3, p. 44–52, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.24879/2018001200300544>. Acesso em: 07 abr. 2024 às 10:20.
COPPE, A. A. Grupos de Encontro: uma abordagem experiencial. Cad. psicol. (Belo Horizonte, 1993), 1998, 44-52.
FLICK, U. Introdução à Metodologia de Pesquisa: Um Guia Para Iniciantes. [s.l.]. Porto Alegre: Penso Editora, 2012.
GÓIS, Cezar. Psicologia Clínico Comunitária. 1. ed. Fortaleza: Banco do Nordeste, 2012.
GRANER, K. M.; CERQUEIRA, A. T. DE A. R. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & saúde coletiva, v. 24, n. 4, p. 1327–1346, 2019. - Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232018244.09692017>. Acesso em: 24 abr. 2024 às 07:05.
MACEDO, Shirley; SOUZA, Melina Pinheiro Gomes de; NUNES, Ana Lícia Pessoa. Experiências de estudantes de psicologia ao conduzir grupos com outros universitários. Rev. abordagem Gestalt., Goiânia, v. 27, n. 2, p. 147-158, ago. 2021. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672021000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 24 jun. 2024 às 09:50.
MIRANDA, Carmen Silvia Nunes de; FREIRE, José Célio. A comunicação terapêutica na abordagem centrada na pessoa. Arq. bras. psicol., Rio de Janeiro, v. 64, n. 1, p. 78-94, abr. 2012. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672012000100007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 04 jun. 2024 - 09:38.
MOREIRA, V. Revisitando as fases da abordagem centrada na pessoa. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 27, n. 4, p. 537–544, 2010. Disponível em < https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000400011>. Acesso em 25 mar. 2024 às 17:03.
PINTO, Victor Hugo De Oliveira. A escola como microcosmo da sociedade: práticas reprodutivas e inclusivas. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8351>. Acesso em: 07/06/2024 - 09:06
PINTO, Marcos. Abordagem Centrada na Pessoa e algumas de suas possibilidades - Volume 2. São Paulo: All Print Editora, 2011
ROGERS, Carl R.; PROENÇA, Joaquim L. Grupos de encontro. In: Grupos de encontro. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.