A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REGIÃO DO CARIRI PARA ATUAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v2i1.54Resumo
Para estabelecer parâmetros da realidade da formação de professores de Educação Física, é preciso conhecer os limites da área, e com isso indicar possibilidades para um trabalho pedagógico na sua formação. O estudo busca refletir sobre o currículo de formação dos professores de Educação Física da região cariri cearense para atuação com a Educação Ambiental. O presente estudo tem característica documental e descritiva, em que foram analisadas as matrizes curriculares no tocante as disciplinas, carga horária, ementa e conteúdo. Tendo como objetivo principal identificar a relação da Educação Física com a Aducação Ambiental durante a formação profissional docente. A população do estudo foi composta por 5 instituições e amostra por 5 matrizes. Os resultados encontrados foram para 7 componentes curriculares nas 5 matrizes, sendo uma disciplina na instituição A; uma disciplina na instituição B, duas disciplinas na instituição C; duas disciplinas na instituição D e um disciplina na instituição E. É possível refletir que nas matrizes ofertam o mínimo exigido pelas diretrizes na formação de professores no tocante a Educação Ambiental, com uma ou duas disciplinas como componente curricular obrigatório para ser trabalhada e discutido as temáticas e questões sobre meio ambiente e educação ambiental.
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