PEDAGOGIA DO ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ESPORTE NA E DA ESCOLA

Autores

  • José de Caldas Simões Neto Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO
  • João Paulo Damasceno Rocha Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - UNILEÃO

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i3.59

Resumo

Este trabalho, de natureza descritiva identificou, analisou e compreendeu como a pedagogia do esporte trata o conhecimento e aborda didática e metodologicamente o ensino do esporte. Permitindo perceber como é importante, reconhecer o valor da educação física dentro da escola, principalmente, nos primeiros anos cruciais da vida de um sujeito. A população do estudo é composta por uma escola e 15 turmas de ensino fundamental séries finais da rede pública de ensino na cidade de Jardim - Ceará. A amostra foi composta por 01 escola, 01 professor e 12 turmas, sendo 2 turmas do 6º ano, 2 turmas do 7º ano, 4 turmas do 8º ano e 4 turmas do 9º ano. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foi um roteiro de observação e um questionário, com o objetivo de analisar os conhecimentos sobre as concepções da pedagogia do esporte trabalhado nas aulas de Educação Física. Buscou-se com esse estudo conseguir resultados que pudessem nos passar se a maioria dos alunos tem prazer e interesse em participar das aulas com o intuito de aprender com as aulas. A importância desse estudo foi pelo fato de como a pedagogia do esporte pode ajudar os alunos expressar suas opiniões, sugestões ou críticas sobre a pedagogia do esporte desenvolvida na escola, assim a partir dos resultados irá concluir em quais pontos o professor deve melhorar em suas aulas, e descrever os pontos negativos e positivos das aulas.

Referências

BETTI, Mauro; ZULIANI, L.R. Educação física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte Ano I, Número 1, 2002.

BETTI, Mauro. Educação Física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

BETTI, Mauro. Valores e finalidades na Educação Física escolar: uma concepção sistêmica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.16, n.1,1994.

BETTI, Mauro. Violência em campo: dinheiro, mídia e transgressão às regras no futebol espetáculo. Ijuí: Unijuí, 1997.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9,394 de20 de dezembro de 1996.

CASTELLANI FILHO, L. Metodologia do Ensino de Educação Física (2ª ed.). São Paulo: Cortez, et al, 2009.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. SãoPaulo. Cortez, 1992.

COSTA, Andrize Ramires; KUNZ, Elenor. Esporte na escola: conhecer, experimentar e transformar. Em Aberto, v. 26, n. 89, 2013.

DAOLIO, J. Cultura: Educação Física e futebol. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2002.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade, Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Guanabara Koogan.2005.

FINCK, S. C. M. (2011). A Educação Física e o esporte na escola: cotidiano, saberes e formação (2ª ed.). Curitiba: Ibpex, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MARTINS, Danielle Fabiane et al. O esporte como papel de uma reunião social. Revista eletrônica de Ciências da Educação, v. 1, n. 1, 2002.

SILVA, A. K. S. y COSTA, M. R. F. Repensando o esporte na escola e da escola. Portal Dia a dia Educação, 2008. Acesso 20 de Abril de 2018 dewww.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1758-8.pdf.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: UFSC/PPGEP/LED, (2000, P.21).

SOARES, C. L. Educação Física escolar: conhecimento e especificidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. n. 2, (1996, p. 6-12).

SOARES, C. L. et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992

STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Basics of qualitative Research-Techniques and Procedures for developing. Grounded Theory United States: sage Publications, 1988.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012

TUBINO, Manoel J. Gomes. Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez: Autores Associados (Coleção polêmicas do nosso tempo, v. 44), 1992.

TUBINO, Manoel. O que é esporte. Brasiliense, 2017.

TUBINO, Manoel. O que é esporte: uma enciclopédia crítica. 2 Ed. Vol. 2. São Paulo: Brasiliense, 1999.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa