CONHECIMENTO DE DISCENTES SOBRE METODOLOGIA ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM INOVADOR

Autores

  • Mapoanney Nhalis Clares de Sousa Faculdade Vale do Salgado (FVS)
  • Cleciana Alves Cruz Faculdade Vale do Salgado (FVS)
  • Zélia Maria Sousa Araújo Santos Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
  • Adriano Lima Cândido Faculdade Vale do Salgado (FVS)

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v1i1.7

Resumo

Como método alternativo de ensino, as metodologias ativas vieram para inovar a forma de ensino aprendizado nas Instituições de Ensino Superior (IES), fazendo com que os acadêmicos possam ter contato com situações práticas que, futuramente, poderiam passar em seus respectivos trabalhos ou campos de estágio, visando o desenvolvimento da criticidade e resolver de problemas. Objetivou-se com esta pesquisa averiguar a influência das metodologias ativas no ensino aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa. O público alvo da pesquisa foram 20 discentes do curso de Enfermagem de uma IES por meio de uma entrevista gravada. Os dados foram analisados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo à luz da literatura pertinente. A pesquisa foi norteada a partir de normas e diretrizes que obedeceram a Resolução 466/12, e aprovada através do parecer de número 2.279.182. Observou-se que os discentes tinham pouco conhecimento em relação às metodologias ativas, porém, mesmo desconhecendo esses métodos a grande maioria prefere aulas mais interativas e que tenham enfoque na troca de conhecimentos entre alunos e professores, o que é algo que as metodologias ativas dispõe. Ainda, nota-se que para os alunos alguns métodos utilizados por discentes da instituição aparentemente não estão sendo qualificados e estão deixando a desejar. Esses discentes precisam ser apresentados formalmente as metodologias ativas assim como começar a praticá-las em sala de aula já que hipoteticamente metodologias ativas preenchem as necessidades impostas por esses discentes.

Biografia do Autor

Mapoanney Nhalis Clares de Sousa, Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Cleciana Alves Cruz, Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Faculdade Vale do Salgado (FVS) | Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Zélia Maria Sousa Araújo Santos, Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Adriano Lima Cândido, Faculdade Vale do Salgado (FVS)

Faculdade Vale do Salgado (FVS) | Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2018-02-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa