PADRÃO ALIMENTAR E PERCEPÇÃO DE IMAGEM CORPORAL DE UNIVERSITARIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Marcos Araújo Antonio Bezerra Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Natasha Pereira Jacó Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Juazeiro do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde. Monitora do Projeto de Extensão Hiperativo. O enfoque do área de atuação é: Educação Física, comênfase em Educação Física Escolar e Educação Inclusiva e atividades esportivas, principalmente Natação
  • Cibele Rodrigues Lopes
  • Lara Belmudes Bottcher

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i2.76

Resumo

Uma alimentação saudável é a base para uma vida saudável, então quando se busca entender o padrão alimentar de um indivíduo, busca-se também identificar qual motivo o leva a ter esse tipo de alimentação e o que pode em hipótese influenciar na sua percepção de imagem corporal. O objetivo desse estudo foi identificar o padrão alimentar e a percepção de imagem corporal de universitários do primeiro e último ano de um curso de Educação Física. Trata-se de um estudo de campo, descritivo, com abordagem quantitativa e corte transversal, que foi realizado com 57 discentes do primeiro e último ano do curso de Educação Física de um Centro Universitário da região do Cariri Cearense. Foram aplicados dois questionários: uma adaptação do Recordatório 24 horas e o Body Shape Questionare (BSQ) que avaliou o grau de insatisfação corporal. A análise dos dados da pesquisa foi executada através de estatística descritiva por distribuição de frequência, por meio do software JASP. Participaram da pesquisa universitários com idade média de 23,78±4,56. Dividido da seguinte forma: 42,11% de universitários do primeiro ano e 57,89% de universitários do último ano. Pode-se verificar um alto consumo de proteínas e ultraprocessados no início e fim de curso, observou-se ainda um consumo maior de lipídeos no último ano do curso, destaca-se também o baixo consumo de verduras de legumes. Quanto a imagem corporal, identificou-se que a 87,5% dos universitários do primeiro ano de curso tem ausência de distorção de imagem corporal, porém esse percentual cai para 76,9% no último ano de curso. Conclui-se que os universitários do primeiro e último ano do curso de licenciatura em educação física tem um padrão alimentar desregulado e que quanto a percepção de imagem corporal os universitários em sua maioria não possuem distúrbios em relação a imagem corporal.

Biografia do Autor

Natasha Pereira Jacó, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra, Graduada em Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Juazeiro do Norte. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física, Lazer e Sociedade. Membro do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde. Monitora do Projeto de Extensão Hiperativo. O enfoque do área de atuação é: Educação Física, comênfase em Educação Física Escolar e Educação Inclusiva e atividades esportivas, principalmente Natação

Programa de Pós Graduação Latu-Sensu em Docência do Ensino Superior e Educação Física. Centro
Universitário Dr. Leão Sampaio, Juazeiro do Norte, CE.

Cibele Rodrigues Lopes

Graduanda em Educação Física - Unileão

Lara Belmudes Bottcher

Atualmente é coordenadora dos cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio. É coordenadora de pós graduação na área de Educação Física da mesma instituição. Faz doutorado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina do ABC. É mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde. Especialista em Gestão em Serviços da Saúde pela Unitoledo. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS- Sírio Libanês. É graduada em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista - Instituto de Biociências - Rio Claro (2003). É licenciada em Educação Física Já lecionou em diversos cursos de graduação e pós graduação. Coordenou o curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Três Lagoas entre 2007 e 2011. Foi uma das coordenadoras Programa de Atividade Física para Diabéticos, Hipertensos e Obesos vinculados às Unidades Básicas de Saúde, projeto realizado pela parceria entre Prefeitura Municipal de Rio Claro e Departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista. Foi membro do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde da Universidade Estadual Paulista. Já ministrou cursos de extensão em diversas áreas relacionadas a Educação Física. Desde 2007 é orientadora de diversos trabalhos de conclusão de curso. Tem experiência na área de Educação Física, comênfase em Atividade Física Desempenho, Esporte e Saúde.

 

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Publicado

2019-10-28

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa