O USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA AVALIATIVA

Autores

  • Samira Bruno Diniz Faculdade Vale do Salgado
  • Raieide Cristina dos Santos Vitor Faculdade Vale do Salgado
  • Anna Laís Aquino Pereira Faculdade Vale do Salgado
  • Cícero Cleber Brito Pereira Faculdade Vale do Salgado
  • Cícero Rodrigo da Silva Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i3.77

Resumo

As transformações no mundo atual ocorrem a passos largos e os aspectos voltados para a tecnologia sofrem alterações diariamente, o campo educacional acaba sofrendo mutações de acordo com essa evolução. E é desta forma que professores atualmente tem se utilizado das tecnologias de informação e comunicação para fomento do processo de ensino aprendizagem, onde se destaca os modelos de avaliação na atualidade. O objetivo da presente pesquisa foi identificar a percepção dos universitários da disciplina de Atletismo Escolar de um curso de Licenciatura em Educação Física acerca da ferramenta Kahoot como forma de avaliação. O presente estudo trata de uma pesquisa de campo, com abordagem quantitativa, de corte transversal realizado junto a 18 discentes da disciplina de metodologia do atletismo escolar de um curso de Licenciatura em Educação Física. Compuseram a amostra do tipo conveniência discentes do sexo masculino e feminino. Utilizou-se um questionário semiestruturado com indagações acerca das vivencias dos discentes durante o processo avaliativo utilizando a ferramenta Kahoot. As análises dos resultados foram realizadas por meio do software SPSS na sua versão 23, através de estatística descritiva. Participaram da pesquisa 18 universitários da referida disciplina sendo 55,6% do sexo masculino e 44,4% feminino com média de idade de 22,78±4,50 anos. Foi identificado que 72,2% dos discentes tem preferência por avaliação com uso da tecnologia, revelaram ainda uma média de autoavaliação de 6,5±2,55 pontos. Destacam-se os seguintes dados: 77,8% relatam que Kahoot é uma estratégia de avaliação que permite manter os graus de dificuldade de uma avaliação escrita, 83,3% dizem que o Kahoot permite avaliar todo o conteúdo da mesma forma que uma prova escrita. Já 94,4% dos discentes relatam que a gameficação inerente do Kahoot, com uma competição associada, torna a avaliação usando essa estratégia mais interessante do que avaliação escrita. Conclui-se que os discentes a qual foi direcionado esse estudo, relatam uma maior preferência por avaliações com uso tecnologia.

Biografia do Autor

Samira Bruno Diniz, Faculdade Vale do Salgado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (2010) com habilitação para Exercício do Magistério, na Educação Infantil nos quatro anos iniciais do Ensino Fundamental, nas Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio e na Gestão da Escola da Educação Básica. Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Vale do Salgado (2015). Pó Graduação em andamento em AEE e Sala de Recursos Multifuncionais - FAVENI. Atualmente é docente da Rede Municipal de Ensino de Várzea Alegre. O enfoque de sua pesquisa é Transtornos e déficits de aprendizagem, tais como: Dislexia, Discalculia, TDAH, TEA.

 

Raieide Cristina dos Santos Vitor, Faculdade Vale do Salgado

Graduanda em Educação Física pela Faculdade Vale do Salgado

Anna Laís Aquino Pereira, Faculdade Vale do Salgado

Acadêmica de Educação F´sica - Faculdade Vale do Salgado

Cícero Cleber Brito Pereira, Faculdade Vale do Salgado

Docente do curso de Licenciatura em Educação Fisica - FVS, Mestrando em Ensino na Saúde - UECE

Cícero Rodrigo da Silva, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Docente de Educação Física - UNILEÃO - Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente - UECE

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa