PERFIL DE CRESCIMENTO SOMÁTICO EM CRIANÇAS DE REDE PÚBLICA E PRIVADA
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v2i3.78Resumo
Este presente artigo tem por objetivo identificar o perfil do crescimento somático de crianças da rede pública e privada da cidade de Várzea Alegre Ceará, acompanhadas por profissionais de educação física e professores polivalentes. Trata-se de uma pesquisa de campo, quantitativa de corte transversal, fazendo assim uma comparação entre as escolas que tem um profissional qualificado na área da educação física e as que não tem, onde a educação física é repassada através dos professores polivalentes, A população foi composta por 99 escolares de escolas públicas e privadas. Para pesquisa foram feitas medidas antropométricas de peso e estatura. A análise estatística foi realizada no pacote estatístico SPSS versão 20.0. Os resultados apresentaram um melhor índice de estatura mediana para os alunos da escola privada com idades de 7 e 8 anos. Para os alunos de 7 anos a diferença foi de 1 cm a mais, nos alunos de 8 anos a diferença foi de 24, porem os de 9 anos a diferença foi de 3 cm para os alunos que tem o professor polivalente. Em contrapartida os de escola pública tiveram os maiores índices de peso, tendo como resultados entre os alunos de 7 anos foi de 2,38 kg a mais para os alunos com o professor polivalente, os de 8 anos a diferença foi de 5,67 kg a mais para os alunos de professor polivalente e os de 9 anos a diferença foi de 4,39 kg a mais para os alunos de professor polivalente.Referências
ALVES, C.; LIMA. R. V. B. Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes. Salvador, Ba: Rev Paul Pediatr, 2008.
CAIO JUNIOR, João Santos; CAIO, Henriqueta V. há evidencias que nem todos os genes estão ativamente expressos no momento do nascimento que colabora com a observação de correlação entre o tamanho dos pais e da criança é fraca. São Paulo-sp: Slideshare, 2016. 5 slides, color. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/CLINICACAIO/fatores-influenciam-o-crescimento-somtico-maturao>. Acesso em: 05 abr. 2018.
CASTANHARI, B. F.; GUGLIOTTI, L. R. Atividades lúdicas e recreativas para alunos de 3°ano do ensino fundamental da E.E "DR MIGUEL COUTO". Lins-SP 2010.
CONNOLLY, K. Desenvolvimento Motor: passado, presente e futuro. Rev. Paul. Educ. Fís., São Paulo, supl. 3, p. 6-15, 2000.
GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 3. ed. São Paulo-sp: Phorte, 2005. 585 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA (IBGE). ESTUDOS & PESQUISAS: sínteses de indicadores sociais: uma análise das condições de vida. Rio de Janeiro: Ibge, 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA ESTATÍSTICA (IBGE). ESTUDOS & ANÁLISES: características étnicos-raciais da população: classificação e identidades. Rio de Janeiro: Ibge, 2013. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 5ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 1991.
LEÃO, Leila S. C. S.; ARAÚJO, Leila M. B.; MORAES, Lia T. L. P. Prevalência de obesidade em escolares de Salvador, Bahia. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 47, n. 2, p. 151-157, 2003.
MATEUS, Rute Andreia Ferreira Dias. Desenvolvimento da criança no contexto escolar. Estudo comparativo de crianças do 1° ceb, com distinta carga horaria de atividade físico-motora orientada. 2012. 96 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Física, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, 2012.
RIBEIRO, A. C. A realidade da educação física na educação infantil na cidade de Barretos/SP, 2012.
RODRIGUES, D.; AVIGINO. E. L. Desenvolvimento motor e crescimento somático de crianças com diferentes contextos no ensino infantil. Motriz, Rio Claro, v.19 n.3, Suplemento, p.S49-S56, jul/set. 2013.
ROSA NETO, F. Manual de Avaliação Motora. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (OMS). Global recommendations on physical activity for health: Recommended levels of physical activity for adults aged 18 - 64 years. 2010. Disponível em: http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_adults/en/Acesso em: 27 out. 2018.
SARAIVA, N. C. G.; MEDEIROS, C. C. M.; ARAUJO, T. L. Validação de álbum seriado para a promoção do controle de peso corporal infantil. Rev. Latino-Am. Enfermagem;26: e 2998, 2018.
SILVA, C. C. M.; JUNQUEIRA, R. T. Avaliação do nível de informação das mães quanto ao crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor de seus filhos em suas respectivas fases. Arq. Ciên. Saúde da Unipar, v.8, Suplemento 1, 2004.
SOARES, Carmem Lúcia. O pensamento médico higienista e a Educação Física no Brasil: 1850- 1930. São Paulo 1990.
VIEIRA, M. F. A.; ARAUJO, C. L. P. et. Al. Estado nutricional de escolares de 1a a 4a séries do Ensino Fundamental das escolas urbanas da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(7):1667-1674, jul, 2008.