ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CORPO HUMANO NA REVISTA GALILEU

Autores

  • Yuri Jorge Almeida da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Jéssica Maria Oliveira Perreira Universidade Estadual do Maranhão
  • Isabel Cristina Vieira Corrêa Faculdade Laboro
  • Luís Henrique Pereira da Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.1000/riec.v2i3.82

Resumo

Todos os dias temos contatos com diversas informações científicas através dos meios de comunicação. TVs, rádios, sites de pesquisa, redes sociais, jornais e revistas são exemplos de como essas informações são difundidas para a sociedade, construindo ideias e representações sobre meio ambiente, tecnologia, saúde, dentre outros assuntos. Um tema que ganha bastante destaque nesse cenário é o corpo, uma vez que é por meio dele que nos apresentamos ao mundo e aos demais indivíduos. Sendo assim, este trabalho de cunho qualitativo, teve como objetivo analisar uma revista de divulgação científica a fim de compreender o discurso sobre o corpo humano. Para isso, foi realizada análise documental de edições de 2015 a 2017 da Revista Galileu e através da análise de conteúdo dos artigos e imagens encontrados nas revistas,  surgiram as categorias Corpo Científico e Corpo Histórico e Social, sendo que cada uma apresenta o corpo humano a partir de perspectivas diferentes, respectivamente: o primeiro centra-se na biotecnologia e medicina, como conhecimentos únicos e verdadeiros sem aproximações humanistas, já o segundo traz temas que dão visibilidades aos corpos que fogem ao "padrões sociais", o gordo e o transexual são exemplos.

Biografia do Autor

Yuri Jorge Almeida da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Ciências Biológicas (UEMA) e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFMA).

Jéssica Maria Oliveira Perreira, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas (UEMA). Graduanda em Tegnologia de Alimentos (UEMAnet).

Isabel Cristina Vieira Corrêa, Faculdade Laboro

Graduada em Ciências Biológicas (UEMA), Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UEMAnet) e pós-graduanda em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela LABORO.

Luís Henrique Pereira da Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Letras e Mestrando em Letras (UEMA).

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Publicado

2019-12-30

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa