ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CORPO HUMANO NA REVISTA GALILEU
DOI:
https://doi.org/10.1000/riec.v2i3.82Resumo
Todos os dias temos contatos com diversas informações científicas através dos meios de comunicação. TVs, rádios, sites de pesquisa, redes sociais, jornais e revistas são exemplos de como essas informações são difundidas para a sociedade, construindo ideias e representações sobre meio ambiente, tecnologia, saúde, dentre outros assuntos. Um tema que ganha bastante destaque nesse cenário é o corpo, uma vez que é por meio dele que nos apresentamos ao mundo e aos demais indivíduos. Sendo assim, este trabalho de cunho qualitativo, teve como objetivo analisar uma revista de divulgação científica a fim de compreender o discurso sobre o corpo humano. Para isso, foi realizada análise documental de edições de 2015 a 2017 da Revista Galileu e através da análise de conteúdo dos artigos e imagens encontrados nas revistas, surgiram as categorias Corpo Científico e Corpo Histórico e Social, sendo que cada uma apresenta o corpo humano a partir de perspectivas diferentes, respectivamente: o primeiro centra-se na biotecnologia e medicina, como conhecimentos únicos e verdadeiros sem aproximações humanistas, já o segundo traz temas que dão visibilidades aos corpos que fogem ao "padrões sociais", o gordo e o transexual são exemplos.
Referências
ARAÚJO, A. B.; SILVA, M. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade; trabalho e educação: possibilidades de integração no currículo da educação profissional tecnológica. Revista Ensaio, v. 14, n. 1, p.99-112, jan-abr. 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARRETO, F. P. Os efeitos da ciência sobre o corpo: o corpo-máquina da medicina, o corpo neuronal da psiquiatria biológica, o corpo remodelado da medicina plástica. Revista Opção Lacaniana, ano 5, n. 13, p. 1-7, mar. 2014.
BUENO, W. C. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Revista Informação & Informação, v. 15, n. esp., p. 1 - 12, 2010.
CARVALHO, A. M. P. Habilidades de Professores Para Promover a Enculturação Científica. Contexto & Educação, n. 77, p. 25-49, jan.-jun. 2007.
CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5. ed. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2011.
FREITAS, J. F.; MOREIRA, M. M.; SILVA, F. A. R. Análise do conteúdo de microbiologia presente na revista ciência hoje das crianças. Revista Ciência e Ideias, v. 7, n. 1, p. jan./abr. 2016.
GASPAR, A. A educação formal e a educação informal em ciências. In: MASSARANI, L.; MORREIRA, I. C.; BRITO, F. Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Fórum Ciência e Cultura. 2002. p. 171-184.
GENOVESE, C. L. C.; PESSOA, J. M. Um relato de vivência com agrotóxicos de um ex-trabalhador rural: o papel social da ciência e da tecnologia e o ensino de ciências, Revista Educação, Cultura e Sociedade, v.3, n.2, p. 323-336, jul./dez. 2013.
GHENO, S.; SILVA, J. O uso de artigos científicos como ferramenta para a alfabetização científica. In: Anais do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências 2007. p. 1-9.
MAZOCCO, F. J.; SOUSA, C. M.; FERRAZ, M. C. C. A comunicação midiática da tecnociência: uma leitura a partir do enfoque CTS. Revista Interciência, v. 35, n. 3, p. 171-176, mar. 2010.
MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. S.; GOMES, S. F. D. R. (orgs.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27ª ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p.9-29.
NASCIMENTO, A. M. Biologia e Sociologia: uma articulação possível no ensino do corpo? In: SANTOS, L.H.S. Biologia dentro e fora da escola: Meio Ambiente, Estudos Culturais e outras questões. Porto Alegre: Editora Mediação. 2000. p.131-144.
PEREIRA, T. A. O Corpo Gordo na Revista Veja: uma análise discursiva. Revista SIGNUM, n. 16/1, p. 99-119, jun. 2013.
ROCHA, C. A. A divulgação científica sobre o corpo na revista Veja. In: Anais: XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 17, 2007, Recife. Anais... Goiás: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2007. p. 1-10.
SANTOS, L. H. S. Incorporando "outras" representações culturais de corpo na sala de aula. In: OLIVEIRA, D. (org.). Ciências na sala de aula. Porto Alegre: Mediação, 2001. p. 97-112.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v. 16, n. 1, 59-77, 2011.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros, Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SOUZA, 2010. O corpo inscrito e visto: reflexões dos livros didáticos das séries iniciais. 2010. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Ciências Sociais e da Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém. 2010.
WIRCKER, F.; KIFFER, A. Sobre o corpo inacabado em A pele que habito. Revista Periódicus, v.1, n. 1, p. 1-15, mai-out. 2014.